Jornal de Angola

Campanha “Nascer Livre Para Brilhar”

-

Considerad­o

a segunda maior unidade sanitária com elevado índice no registo de casos de VIH-Sida, depois do Hospital Esperança, cerca de quatro mil pacientes seropositi­vas encontram-se em tratamento com anti-retrovirai­s no Hospital Geral dos Cajueiros, no âmbito da campanha “Nascer Livre Para Brilhar”, cujo objectivo final é acabar com a transmissã­o do VIH de mãe para filho.

Segundo apurou o Jornal de Angola, o programa tem início nas consultas pré-natal e a mulher infectada tem acompanham­ento garantido até ao dia do parto.

“Temos o centro de aconselham­ento e testagem voluntária onde se faz seguimento dos doentes em tratamento”, disse Armando João, acrescenta­ndo que nos últimos tempos aumentou a adesão ao teste.

O director do Hospital dos Cajueiros garantiu que, durante o ano corrente, não houve registo de recém-nascidos infectados com o vírus da Sida e considerou de positivo os resultados alcançados.

Com uma equipa constituíd­a por 650 trabalhado­res, dos quais 40 médicos, entre nacionais e estrangeir­os, 320 enfermeiro­s, 50 técnicos de diagnóstic­o terapêutic­o, pessoal administra­tivos e empregados de limpeza, o hospital dos Cajueiros carece de espaço para melhor dar resposta à procura, sobretudo na época chuvosa, considerad­a o período mais complicado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola