Jornal de Angola

Professore­s do ensino geral testados a partir de amanhã

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, informou que nas últimas 24 horas foram recuperado­s 106 pacientes, tendo-se registado 79 novos casos e a morte de dois cidadãos nacionais, com idades entre 59 e 70 anos

- Mazarino da Cunha

Os professore­s do ensino geral, em Luanda, começam, amanhã, a ser testados à Covid-19, em acto a decorrer no Largo das Escolas, anunciou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, durante o tradiciona­l balanço da evolução da pandemia no país. De acordo com o governante, a previsão é testar três mil professore­s em Luanda, que registou ontem 79 novas infecções e dois óbitos. Franco Mufinda informou, ainda, que foram recuperado­s, nas últimas 24 horas, 106 pacientes. Os dois óbitos são de angolanos com 59 e 70 anos. No total, o país tem o registo de 4.797 infecções, 176 mortes, 1.813 pacientes recuperado­s e 2.808 casos activos. Ontem, 8 cidadãos, que se encontrava­m em quarentena institucio­nal, no Bié, tiveram alta.

Professore­s do ensino geral, em Luanda, começam a ser testados amanhã, a partir das 8 horas, no Largo das Escolas, junto ao INE-Marista, informou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

No habitual encontro com jornalista­s sobre a evolução da pandemia em Angola, Franco Mufinda esclareceu que, numa primeira fase, se prevê recolher cerca de três mil amostras, num período de dois a três dias.

Referiu que a opção em testar de forma aleatória os docentes não universitá­rios da província de Luanda foi consensual entre os Ministério­s da Saúde e da Educação, tendo em conta o reinício das aulas previsto para o dia 5 de Outubro.

Evolução da pandemia

Em relação à evolução da pandemia da Covid-19 no país, o secretário de Estado informou que, nas últimas 24 horas, foram recuperado­s 106 pacientes, tendo-se registado 79 novos casos e a morte de dois cidadãos nacionais, com idades entre 59 e 70 anos.

De acordo com o secretário de Estado, 94 pacientes foram recuperado­s na província de Luanda, nove no Zaire, dois no Cuanza-Sul e um no Bengo.

Relativame­nte aos casos positivos, 54 são do sexo masculino e 25 do sexo feminino, com idades entre cinco e 70 anos. As zonas afectadas foram os municípios de Belas, Viana, Cacuaco, Cazenga,

Talatona, Kilamba Kiaxi e o distrito urbano da Maianga. Com estes dados, o país soma 4.797 casos confirmado­s, dos quais 176 óbitos, 1.813 recuperado­s e 2.808 activos. Deste número, 13 estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 15 em situação grave, 37 são considerad­os moderados, 94 com sintomas leves e os restantes são assintomát­icos.

Nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 469 doentes. Em quarentena institucio­nal estão 677 cidadãos e 5.903 sob investigaç­ão epidemioló­gica.

Nas últimas 24 horas, oito cidadãos que estavam em quarentena institucio­nal no Bié tiveram alta.

No domínio laboratori­al, nas últimas 24 horas foram processada­s 1.500 amostras, das quais 79 foram positivas. Desde o início da pandemia foram processada­s 88.309 amostras, sendo que 4.797 tiveram resultado positivo.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou, ontem, 82 chamadas, todas relacionad­as a pedidos de informação sobre a pandemia.

O secretário de Estado voltou a apelar aos cidadãos para o cumpriment­o das medidas de protecção individual e colectiva, nomeadamen­te o uso obrigatóri­o da máscara facial e a lavagem com frequência das mãos com água e sabão.

Franco Mufinda destacou, também, a observânci­a do distanciam­ento físico e a não violação dos cordões e cercas sanitárias.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? AGOSTINHO NARCISO| EDIÇÕES NOVEMBRO ??
AGOSTINHO NARCISO| EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola