Jornal de Angola

Detido ladrão de cabos eléctricos

O crime foi detectado por câmaras de vídeovigil­ância colocadas por um cidadão, residente na mesma rua

- André da Costa

Um cidadão da Guiné Conacry, de 27 anos, foi detido pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), acusado de furto de cabos eléctricos e associação de malfeitore­s, no bairro Mártires de Kifangondo, Distrito Urbano da Maianga, província de Luanda.

De acordo com o director do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa do SIC/Luanda, superinten­dente Fernando de Carvalho, o furto dos cabos eléctricos ocorreu na rua 14, por volta das 3h23 do dia 31 de Agosto e foi praticado por três elementos, dois dos quais em fuga.

O furto dos cabos eléctricos num posto de iluminação pública foi detectado por câmaras de vídeovigil­ância colocadas por um cidadão, residente na mesma rua, que permitiram localizar e deter o acusado.

Fernando de Carvalho explicou que o indivíduo que filmou o furto através de câmaras dias depois deparouse com o meliante e comunicou à Polícia Nacional, que procedeu a detenção do acusado, que confessou a autoria do crime, tendo dito que vendeu cada metro a 20 mil kwanzas. Diligência­s realizadas pelo SIC, acrescento­u, permitiram, também, a detenção, na Praça da Madeira, de quatro cidadãos, tidos como compradore­s dos cabos eléctricos, com idades compreendi­das entre 29 e 45 anos, entre eles uma senhora que se dedica à venda do referido material no mercado.

A cidadã confessou ao SIC que chegou a comprar 45 metros de cabos eléctricos, no valor de 60 mil kwanzas. O SIC recuperou 70 metros de cabos eléctricos das mãos dos malfeitore­s.

Fernando de Carvalho disse que os cabos eléctricos são muito procurados no referido mercado, sendo usados para instalaçõe­s eléctricas domésticas e para ligações de geradores.

Caso William Tonet

O SIC deteve ainda um jovem de 30 anos, por ter quebrado o vidro da porta lateral esquerda de uma viatura de marca Nissan Patrol, tendo furtado no seu interior quatro milhões de kwanzas, lesando o jurista e jornalista William Tonet.

O crime ocorreu por volta das 23 horas do dia 22 de Agosto, na rua Saber Andar, no bairro Morro Bento, Distrito Urbano da Samba.

O detido faz parte de um grupo de três meliantes, dos quais dois em fuga, identifica­dos apenas por Eduardo e Niga Py, que, além de levarem o dinheiro, furtaram também duas pastas que continham material didáctico e processos judiciais.

Fernando de Carvalho explicou que, depois de furtarem os bens, os três meliantes dividiram o dinheiro, tendo o detido recebido 150 mil kwanzas.

O detido faz parte de um grupo de três meliantes, dos quais dois em fuga, identifica­dos apenas por Eduardo e Niga Py, que, além de levarem o dinheiro, furtaram também duas pastas que continham material didáctico e processos judiciais

De acordo com Fernando de Carvalho, o marginal detido disse que desconheci­a o valor exacto que estava na viatura, uma vez que quando realizaram o furto estava em estado de embriaguês. Os meliantes abandonara­m as pastas num quintal de cultivo de hortícolas, na rua direita da Unitel, município de Talatona.

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ?? Polícia Nacional e Serviço de Investigaç­ão Criminal apreendera­m parte do cabos roubados
DR Polícia Nacional e Serviço de Investigaç­ão Criminal apreendera­m parte do cabos roubados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola