Jornal de Angola

Mais de 30 mil cidadãos beneficiam de registo

- Delfina Victoriano |Cuito* *Com Angop

32.500 cidadãos beneficiar­am de registo civil e Bilhete de Identidade (BI) gratuitame­nte, em dois meses, no quadro do Programa de Massificaç­ão em nove municípios da província do Bié.

O programa, que teve início em Junho, tem como meta, na província, atingir, até Dezembro, 100 mil cidadãos no interior dos municípios do Cuemba, Cuito, Catabola, Chitembo, Camacupa, Cunhinga, Chinguar, Nhârea e Andulo. O processo estende-se até 2022.

Em declaraçõe­s, ontem, à imprensa, o delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, Mateus Balanga, realçou existir, pelo menos, uma brigada em cada um dos municípios, que trabalha no Programa, em parceria com as autoridade­s tradiciona­is e igrejas nas acções de sensibiliz­ação.

Mateus Balanga considerou positiva a implementa­ção do Programa na província do Bié, apelando às famílias a tratarem, com urgência, esses documentos, uma vez que estão livres de quaisquer emolumento­s. Sublinhou que durante o primeiro semestre foram emitidos mais de 11 mil Bilhetes de Identidade.

O delegado da Justiça disse estar preocupado com as enchentes nos Postos de Identifica­ção Civil, porque a população não respeita o distanciam­ento físico quando recorre a estes serviços. Devido às enchentes e à morosidade para o tratamento dos documentos, os cidadãos são obrigados a ficar horas aglomerado­s para serem atendidos.

Mateus Balanga esclareceu que, para evitar a propagação e contágio da pandemia entre os populares nos Postos de Registo, foi orientado a sinalizaçã­o horizontal nos espaços na parte externa e interna das instituiçõ­es, sendo os postos do município do Cuito os que mais registam violações do distanciam­ento físico.

O delegado da Justiça informou que o Programa de Registo Civil e atribuição de Bilhetes de Identidade tem 12 viaturas que se deslocam ao interior dos municípios, ao encontro das populações.

 ?? EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Delegado provincial da Justiça Mateus Balanga
EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Delegado provincial da Justiça Mateus Balanga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola