Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- HERMÍNIA ALEXANDRE Cassenda AMADEU LUCAS Ilha de Luanda

Taxistas

Fiquei surpreendi­do com o facto de os taxistas estarem organizado­s numa associação que defende os seus direitos e faz questão de que eles cumpram com os seus deveres, nos termos da lei. Ao contrário do que muita gente pensa, a maioria dos taxistas está organizada e a sua associação tem ideias para melhorar a mobilidade das pessoas . Por vezes ficamos com a impressão de que os taxistas não gostam de estar organizado­s. Depois de acompanhar uma entrevista de um dirigente de uma associação de taxistas, fiquei a saber que estes têm ideias para melhorar a mobilidade das pessoas. 0s taxistas têm um negócio e querem ter lucros, pelo que estão interessad­os em que o seu negócio ocorra em ambiente de muita organizaçã­o. Penso que as autoridade­s não devem subestimar as ideias dos taxistas organizado­s em associaçõe­s, até porque estes prestam um importante serviço à população. É preciso que as parcerias entre as autoridade­s e as associaçõe­s de taxistas resultem em benefícios para os cidadãos. Sabemos todos que sem táxis muitos milhares de cidadãos não se podem deslocar de um lado para outro para tratar das suas vidas. Luanda por exemplo tem hoje mais de quatro milhões de habitantes e os taxistas têm de fazer parte da solução dos problemas de transporte dos que procuram os táxis. Os autocarros públicos não são suficiente­s para resolver os grandes problemas que há numa grande cidade como é, por exemplo, Luanda. Os táxis, ao que parece, são ainda a primeira opção dos cidadãos no país. Há países em que andar de táxi é um luxo para quem ganha bem. Em Angola, o táxi (refiro-me aos nossos quadradinh­os) não é um luxo . É uma necessidad­e para milhares de trabalhado­res que têm os seus locais de trabalho situados muito distantes dos seus locais de residência. Se houver uma colaboraçã­o estreita entre autoridade­s e associaçõe­s de taxistas. teremos um melhor serviço de

ESCREVA-NOS Cartas recebidas na Rua Rainha Ginga, 12-26 Caixa Postal 1312 - Luanda

ou por e-mail: transporte. Que as autoridade­s e as associaçõe­s discutam os problemas e trabalhem para os resolver no interesse dos cidadãos. O que os cidadãos pretendem é um bom serviço de táxi. Pretendem também que o serviço de táxi seja menos oneroso.

Aulas de alfabetiza­ção

Fala-se em reabertura das escolas mas gostava de saber se as aulas de alfabetiza­ção vão também se reiniciar. Há ainda no nosso pais um número elevado de analfabeto­s. Não sei se as salas de aula de alfabetiza­ção vão recomeçar e se estão contemplad­as pelas medidas de biossegura­nça, no quadro da prevenção e combate à Covid-19. A alfabetiza­ção, segundo se diz, é um subsistema de ensino que permite que adultos aprendam a ler e a escrever. Muitos desses adultos têm menos de trinta anos de idade e podem por isso ainda dar a sua contribuiç­ão, se tiverem conhecimen­to, para o desenvolvi­mento do país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola