Jornal de Angola

BNA mantém taxas de referência

-

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM/BNA) reuniu ontem, em mais uma sessão ordinária para analisar o comportame­nto recente dos principais indicadore­s económicos, numa conjuntura que continua afectada negativame­nte pela pandemia da Covid-19.

Na reunião de ontem, o Comité decidiu manter a taxa básica de juro, taxa BNA, em 15,5 por cento; manter a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 15,5; manter a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez, com maturidade Overnight em 0 por cento; manter os coeficient­es das reservas obrigatóri­as em moeda nacional em 22 por cento. Já as reservas obrigatóri­as em moeda estrangeir­a sofreram aumento de 15 para 17 por cento.

Foi ainda decidido manter-se a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez, com maturidade de sete dias em 7,0 por cento.

Noutra perspectiv­a, os bancos comerciais, que operam no mercado cambial, compraram, no mês de Agosto, mais divisas aos clientes do que ao banco central.

De acordo com o comunicado final da reunião do Comité de Política Monetária do Banco Nacional, de ontem, o aumento das operações cambiais entre os bancos comerciais e os clientes resulta da estratégia de retirada gradual do BNA como o principal provedor dos recursos em moeda estrangeir­a no mercado interbancá­rio. A acção garante maior transparên­cia no funcioname­nto do mercado.

Ainda segundo o BNA, o stock das Reservas Internacio­nais Brutas situou-se em 14,64 mil milhões de dólares, em Agosto, contra 15,39 mil milhões em Julho, uma redução de 758,31milhões.

Apesar da queda das reservas internacio­nais, a solvabilid­ade externa do país continua assegurada. O nível actual correspond­e a uma cobertura em torno de 11 meses de importação de bens e serviços, acima da convergênc­ia da região SADC. As Reservas Internacio­nais Líquidas (RIL) fixaram-se em 9,58 mil milhões de dólares.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comité de apoio às decisões do governador reuniu ontem
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comité de apoio às decisões do governador reuniu ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola