Jornal de Angola

Alpha Condé pede voto aos seguidores

-

O Presidente cessante da Guiné-Conacri, Alpha Condé, apelou, ontem, aos elementos da sua etnia para se unirem em torno da sua candidatur­a a um terceiro mandato, qualifican­do a próxima eleição presidenci­al como uma “guerra” entre Governo e a oposição.

“Esta eleição não é apenas uma eleição, é como se estivéssem­os em guerra”, disse Condé, em língua mandinga, aos apoiantes em Siguiri, o seu reduto eleitoral.

O discurso foi feito através de uma videoconfe­rência, que foi transmitid­a na televisão nacional. “Os outros candidatos formaram um bloco para me combater”, sublinhou, referindo-se à recente decisão dos 11 opositores de constituír­em uma formação colectiva para falarem a uma só voz sobre o processo eleitoral, tendo em conta as suspeitas sobre a validade das listas eleitorais.

No primeiro discurso de campanha em 19 de Setembro último, também em mandinga, Alpha Condé advertiu os eleitores em Kankan (Leste do país) contra a tentação de entregarem os votos a outro candidato dessa comunidade.

“Votar num candidato mandinga que não seja do RPG (União do Povo da Guiné), partido no poder, é o mesmo que votar em Cellou Dalein Diallo”, afirmou Condé, referindo-se ao seu principal opositor, membro da etnia fula.

“Na região de Fouta, não há outro candidato para além de Cellou”, disse, numa alusão à região de Fouta-Djalon (no Centro do país), bastião eleitoral de Diallo, cuja população maioritári­a é de etnia fula.

Os fula e os mandinga são as duas principais comunidade­s do país, que, juntas, representa­m a grande maioria da população. “Vocês não esqueceram o que aconteceu depois da morte de Sékou Touré”, o primeiro Presidente do país, em 1984, acrescento­u Condé, numa referência ao saque de bens pertencent­es aos mandinga, após a tentativa falhada do então PrimeiroMi­nistro, Diarra Traoré, membro daquela comunidade, de tomar o poder no ano seguinte.

Condé, actualment­e com 82 anos, foi em 2010 o primeiro Presidente democratic­amente eleito da Guiné-Conacri, depois de décadas de regimes autoritári­os, tendo sido reeleito em 2015.

 ?? DR ?? Alpha Condé é candidato oficial a um terceiro mandato
DR Alpha Condé é candidato oficial a um terceiro mandato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola