Jornal de Angola

Cantores com raízes assentes na tradição

-

Cantor, compositor e multiinstr­umentista, Toty Sa’Med nasceu em Luanda. É um dos principais artistas da Nova Música Angolana, com influência­s que vão desde o rock ao jazz, com fortes raízes na música angolana.

O artista que começou a tocar violão cedo, a compor e produzir rap, kuduro e kizomba, demonstrou, ao longo dos anos, uma paixão mais forte pelo semba, em particular da geração dos Ngola Ritmos.

O primeiro EP, “Ingombotas”, chegou ao mercado em 2016, trazendo os clássicos do semba às novas gerações, de uma forma totalmente nova. O músico fez digressões pela Europa e colaborou com vários músicos, como Sara Tavares, em sucessos como “Brincar de Casamento”. Em 2019 lançou o single “Maldita”.

Natural do Uíge, A´mosi Just a Label é oriundo do povo Bazombo, uma família de músicos. Enquanto estudava na África do Sul, inspirou-se na musicalida­de global. Em 2014 lançou, como Jack Nkanga, o EP, “Oops!”, com a chancela da editora Konono Soul Music. Com o sucesso tanto em Angola como na Europa criou um estilo próprio, ao qual denominou “new soul”. Ao longo da carreira ganhou vários prémios e foi nomeado diversas vezes. Nos CD e espectácul­os, o cantor tem demonstrad­o uma poderosa conexão com a tradição, a natureza e a inovação.

Com o passar dos anos criou o Konono Soul, um conjunto de ritmos, melodias e harmonias, inspirado no konono, estilo próprio, e outras influência­s urbanas contemporâ­neas, criando um som vanguardis­ta com textos e poesia, baseada na intuição humana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola