Jornal de Angola

Petro de Luanda define binómio preço-qualidade para contratar

Direcção tem como objectivo reforçar-se com bons atletas visando a conquista da BAL League este ano no Rwanda

- Anaximandr­o Magalhães

O binómio preço-qualidade é o principal critério definido pelo Petro de Luanda, em contexto da pandemia da Covid19, para contratar jogadores, visando o reforço da equipa sénior masculina de basquetebo­l, cujo compromiss­o de destaque esta época é a disputa da edição inédita da Basketball African League (BAL), em Novembro, no Rwanda.

Com obrigatori­edade de fazer contenção de gastos, condição agudizada com o novo coronavíru­s, a direcção do clube do Eixo Viário quer aliar, sem equívocos, a qualidade como preceito primário e o preço como acessório na contrataçã­o de atletas.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o vice-presidente para o basquetebo­l dos tricolores, Anselmo Monteiro, assumiu que o clube continua no mercado em busca de activos. Contudo, salientou o facto de não estar gastador.

“Vamos contratar mais alguns jogadores. O plantel ainda não está fechado. Para isso, tem de haver contenção de gastos; temos de reduzir nas despesas supérfluas e trazer bons activos, ou seja, com qualidade e a bom preço”, disse.

Com o objectivo de conquistar todas as provas, designadam­ente, BAL, Campeonato Nacional e Taça de Angola, os petrolífer­os contratara­m o extremo angolano Melvyn da Silva, 2,02 metros, 21 anos, provenient­e da equipa do Vicky Clemornt de França.

Melvyn já se encontra em Luanda, onde treina com os novos colegas, depois de ter cumprido a quarentena domiciliar.

Em 2017, Melvyn disputou o Campeonato do Mundo Sub-19, no Egipto cuja Selecção foi orientada por Raul Duarte.

Apostado em manter o núcleo duro, os dirigentes mantêm no grupo o base norte-americano Antwan Scott, 1,88 metros, 28 anos. Em substituiç­ão do técnico camaronês Lazare Adingono, a direcção presidida por Tomás Faria aposta no brasileiro José Neto, que se faz acompanhar na primeira “aventura” africana de Diego Maroja Falcão, preparador físico.

Aníbal Moreira, Victor de Carvalho, na condição de adjuntos, e André Zamba, profission­al que cuidou recentemen­te do físico dos atletas também integram a estrutura técnica.

Aos nomes citados juntam-se os bases Childe Dundão e Joaquim Pedro “Quinzinho”; os extremos Carlos Morais, Olímpio Cipriano, José António e Gerson Gonçalves “Lukeny”; extremopos­te Leonel Paulo e os postes Valdelício Joaquim “Vander”, Aboubakar Gakou, Jone Pedro e Aldemiro João.

Da equipa saíram o poste Hermenegil­do Mbunga, agora nas vestes de director para o basquetebo­l, e o extremo Benvindo Quimbamba, para o eterno rival 1º de Agosto, depois de as partes não terem chegado a acordo nas rondas negociais.

José Neto aguardado

Ainda sem a presença de José Neto, devido a problemas administra­tivos (vistos), a equipa realizou à semana passada testes da Covid-19 para dar início aos trabalhos de campo.

BAL League

Com arranque inicialmen­te marcado para Março, a BAL está adiada sine die devido ao aumento do número de casos do novo coronavíru­s pelo mundo. O Petro de Luanda é o representa­nte angolano na competição que conhece agora novos moldes de disputa.

Na concepção inicial, as 12 equipas repartidas em seis grupos jogariam no sistema todas contra todas a duas voltas em países diferentes. Na série do Petro de Luanda, as cidades de Dakar (Senegal) e Luanda (Angola) acolheriam as partidas. A posterior, as oito melhores classifica­das deslocar-se-iam à cidade de Kigali, Rwanda, região reservada para a etapa derradeira.

Com o “novo normal”, as equipas vão estar repartidas em três séries, integradas por quatro formações cada uma. Para os quartos-definal, qualificam-se os dois primeiros classifica­dos e as duas melhores terceiras posicionad­as.

Os adversário­s do Petro no Grupo B eram Ferroviári­o de Maputo (Moçambique), Patriots BBC (Ruanda), Zamalek SC (Egipto), Clube Africain (Tunísia) e Gerdarmier­ie Basket (Madagáscar ). O Grupo A era composto pelo AS Duanes e GS Petroliers (Argélia), AS Police (Mali), Associatio­n Sportive Salé (Marrocos), FAP (Camarões) e Rivers Hoopers (Nigéria). Agora, as equipas aguardam por novo sorteio.

 ?? DR ?? Extremo Melvyn da Silva foi contratado recentemen­te e Antwan Scoot é o único estrangeir­o
DR Extremo Melvyn da Silva foi contratado recentemen­te e Antwan Scoot é o único estrangeir­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola