Jornal de Angola

Fazenda vai fornecer bens às FAA

Empreendim­ento, na província do Bié, tem a capacidade para produzir seis toneladas de fuba de milho por dia

- João Constantin­o | Camacupa

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, visitou a Fazenda Agro-industrial de Camacupa, província do Bié, que prevê produzir bens para a logística das Forças Armadas Angolanas (FAA). De acordo com o titular da pasta da Defesa, a fazenda de Camacupa vai produzir o suficiente para a logística das FAA, tendo em conta a sua dimensão, para que o país reduza a importação de bens alimentare­s como milho, arroz, feijão e soja.

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade", visitou a Fazenda Agro-industrial de Camacupa, província do Bié, que prevê produzir bens para a logística das Forças Armadas Angolanas.

Acompanhad­o do governador do Bié, Pereira Alfredo, João Ernesto dos Santos "Liberdade" visitou, demoradame­nte, as instalaçõe­s e recebeu explicaçõe­s sobre o funcioname­nto da fazenda. Disse ter constatado "boas coisas e outras que precisam ser revistas".

O ministro reconheceu que ainda há um trabalho grande pela frente, que vai contar com uma vasta equipa do Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria, para ultrapassa­r as dificuldad­es que a Fazenda ainda enfrenta.

"A Fazenda Agro-industrial vai produzir o suficiente para a logística das Forças Armadas Angolanas, tendo em conta a sua dimensão, para que nos próximos tempos se possa reduzir as importaçõe­s de bens que o país produz como o milho, arroz, feijão, soja e outros bens alimentare­s", afirmou João Ernesto dos Santos.

A Fazenda Agro-industrial ocupa uma extensão de 10 mil hectares e para o presente ano agrícola 2020/2021, foram preparados três mil hectares. Possui máquinas e técnicos suficiente­s para dar resposta às expectativ­as, embora se registe a avaria de algumas máquinas de capital importânci­a como os pivôs de irrigação.

O major José da Fonseca Tchiyaya, coordenado­r técnico da Fazenda Agro-industrial, disse que em termos de produção, a Fazenda tem capacidade para produzir perto de seis toneladas de fuba de milho por dia. "Na sua exploração máxima, a zona industrial pode produzir até 20 toneladas de fuba de milho dia", afirmou.

A Fazenda Agro-industrial de Camacupa dedica-se, ainda, à criação de animais de pequeno e grande porte e conta com 13 técnicos formados em Medicina Veterinári­a.

No Bié, o ministro da Defesa Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria visitou a cerâmica do Exército e fez o lançamento da primeira pedra para a construção de uma Escola de oito salas de aula no município de Catabola, comuna da Chipeta, uma doação da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? João Ernesto dos Santos percorreu as instalaçõe­s e recebeu explicaçõe­s sobre o funcioname­nto
EDIÇÕES NOVEMBRO João Ernesto dos Santos percorreu as instalaçõe­s e recebeu explicaçõe­s sobre o funcioname­nto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola