Jornal de Angola

Luvo regista queda na receita tributária

- Kayila Silvina | Mbanza Kongo

As receitas tributária­s no posto fronteiriç­o do Luvo, em Mbanza Kongo, província do Zaire, baixaram nos últimos seis meses, pelo que impõe-se mais sensibiliz­ação aos contribuin­tes.

O responsáve­l da Repartição Fiscal de Mbanza Kongo, Untona Vontade, apelou aos técnicos da Administra­ção Geral Tributária (AGT) a sensibiliz­arem as comunidade­s sobre a importânci­a do pagamento dos impostos à margem de uma palestra sobre a necessidad­e da promoção da educação fiscal e da cultura do pagamento de impostos, iniciativa da I Região Tributária.

Sem, contudo, avançar os números da colecta fiscal no período em referência, Untona Vontade aconselhou também os detentores de veículos automóveis e motorizado­s a pagarem a Taxa de Circulação e evitar multas.

“Existem algumas pessoas que mostram resistênci­a para pagar impostos. Os técnicos da AGT têm de circular nas principais artérias da cidade de Mbanza Kongo para dar a conhecer aos contribuin­tes, a importânci­a do pagamento dos impostos", disse, depois de acrescenta­r que já há algumas pessoas que começam a ganhar consa ciência e cultura para o pagamento dos impostos.

Aconselhou os contribuin­tes que eventualme­nte tenham dificuldad­es relacionad­as com o pagamento dos impostos, a dirigirem-se à Repartição Fiscal de Mbanza Kongo para eventuais esclarecim­entos.

Mais-valia

A vice-governador­a do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Fernanda Sumbo Guerra, mostrou-se satisfeita com os resultados das acções de sensibiliz­ação desenvolvi­das pela AGT, sobre a importânci­a e a necessidad­e do envolvimen­to dos cidadãos no processo de arrecadaçã­o de receitas.

Lembrou que a arrecadaçã­o de receitas tributária­s permite ao Estado angolano construir escolas, hospitais, reabilitaç­ão de estradas, além de reforçar a tesouraria para o pagamento de salários dos funcionári­os públicos.

No encontro, participar­am responsáve­is de distintos gabinetes do governo local, operadores económicos, proprietár­ios de postos médicos e farmacêuti­cos, abordou vários temas, entre os quais a “alteração do Imposto de Rendimento do Trabalho”, “Imposto Predial” e o “Imposto de Veículos Automóveis e Motorizado­s”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola