Jornal de Angola

Bié abastece mercado com mais de 20 toneladas de milho e feijão

-

de milho e sete de feijão manteiga produzidas na província do Bié, foram compradas durante o acto formal de compra e venda da produção nacional, realizado no sábado (3), pelo Gabinete Provincial para o Desenvolvi­mento Integrado.

Segundo uma nota do Ministério da Economia e Planeament­o, a iniciativa enquadra-se nas medidas de alívio económico, operaciona­lizado pelo Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA), no âmbito do PRODESI, tendo beneficiad­o uma cooperativ­a do Cuito, com um crédito de mais de 10 milhões de kwanzas.

A fonte acrescenta que, por via do crédito, foi possível produzir os bens agora adquiridos, pelo empresário Domingos Rufino da empresa "Koquela".

O acto formal de compra e venda intermedia­do pelo Gabinete Provincial para o Desenvolvi­mento Integrado do Bié decorreu na presença de várias entidades locais destacando-se a directora do GPDEI, Anacleta Leonardo e Emília Pangimba, administra­dora municipal do Chitembo (Bié).

Incentivar à produção

Em Agosto, o Bié realizou a II feira provincial da batata e do milho, uma iniciativa do governo local, que visou incentivar a produção

Produtores valorizam

vendas e acordos interna, no âmbito das acções do Executivo angolano para alavancar a economia nacional.

Segundo os organizado­res, a actividade juntou produtores de campo dos nove municípios que compõem a província do Bié, nomeadamen­te, Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Cuito e Nhârea.

Entre os principais produtos da feira, destacam-se o feijão, batata, milho, mel, citrinos e tubérculos.

Cerca de 81.143 toneladas de produtos diversos estiveram expostos na rcente feira, sendo que o Chinguar se posicionou como o município com maior capacidade instalada, seguido do município de Camacupa.

 ?? EDSON FABRIZIO | CUITO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Empresas compram produção local financiada pelo PRODESI
EDSON FABRIZIO | CUITO | EDIÇÕES NOVEMBRO Empresas compram produção local financiada pelo PRODESI
 ??  ?? Vinte toneladas
Vinte toneladas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola