Jornal de Angola

População de Cambunze tem novo mercado rural

- Venâncio Victor | Malanje

A população do sector de Cambunze, na comuna de Quizenga, no município de Cacuso (Malanje), conta, desde sábado último, com um novo mercado rural construído no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, avaliado em mais de 38 milhões de kwanzas.

Inaugurado pelo governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", foi construído numa área de 1. 200 metros quadrados e vai albergar cerca de 300 vendedores.

A construção resultou de um amplo diálogo com a comunidade de Cambunze, que conta com oito aldeias e mais de 3 mil habitantes, maioritari­amente camponeses. Situado ao longo da Estrada Nacional 230, possui seis cozinhas, armazéns, área administra­tiva, latrinas para ambos os sexos, gabinete e guarita.

No local serão comerciali­zados produtos cultivados no campo, como mandioca, batata-doce, batata-rena, milho, ginguba, feijão, hortaliças, citrinos, entre outros.

O administra­dor municipal de Cacuso, Caetano Tintas, disse que o projecto vai incentivar a produção local, na medida em que vai servir de mercado de referência para a comerciali­zação dos principais serviços do campo, também para o funcioname­nto da cadeia produtiva, melhoria da renda familiar e ao aumento da capacidade de receita para o município, mediante o pagamento de fichas diárias.

Garantiu que projectos idênticos vão continuar, visando construir pequenos mercados rurais nas restantes comunidade­s. Destacou, ainda, que, a par da entrega dos cartões ambulantes às vendedoras, estas beneficiar­ão, igualmente, de uniforme próprio para os dias de venda.

Apelo à segurança

Catarina João, vendedora, visivelmen­te satisfeita, apelou para a necessidad­e de mais e melhor segurança policial no local face à crescente onda de assaltos que se regista na zona.

O soba do sector de Cambunze, Domingos Manuel Simão, mostrou-se regozijado, porque, conforme sublinhou, o povo deixará de comerciali­zar debaixo do sol, o que contribui para a conservaçã­o dos produtos.

O governador de Malanje, Norberto dos Santos, referiu que o investimen­to feito no âmbitodopr­ogramadeco­mbate à pobreza é um "bem público" que deve ser preservado por todos, para que os viajantes que chegam à província possam encontrar e adquirir alimentos no mercado.

Frisou que o novo mercado serve, igualmente, de incentivo à prática da agricultur­a, obtenção da renda familiar e para o desenvolvi­mento social e económico do município de Cacuso.

 ?? DR ?? Construção resultou de um amplo diálogo com a comunidade
DR Construção resultou de um amplo diálogo com a comunidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola