Jornal de Angola

Dionísio Viegas ou Chipita podem substituir Hirondino

- Silva Cacuti

Pedro Azevedo “Chipita” ou Dionísio Viegas, um deles pode ser o próximo presidente de direcção da Federação Angolana de Patinagem (FAP) que vai à votação nas eleições de 21 de Novembro. Os pretendent­es são dados como “certos” para substituir Hirondino Garcia, que pôs fim à liderança da instituiçã­o.

Chipita é vice-presidente cessante da FAP e dispõe de um projecto para “alavancar” a modalidade. Aquando do anúncio da intenção de candidatur­a, manifestou o desejo de impulsiona­r o hóquei em patins. Na concorrênc­ia, Dionísio Viegas tem uma visão diferencia­da, que lhe foi negada nas eleições de 2016, mas “é um programa exequível”.

Os associados presentes na Assembleia-Geral extraordin­ária, realizada sábado último na sala de conferênci­as Paulo Bunze, afecta à Federação de Andebol, aprovaram os regulament­os e o calendário eleitoral. Nos dias 23 e 24 do corrente, as listas candidatas devem dar entrada na Comissão Nacional Eleitoral (CNE) constituíd­a por Muginga Bernardo Mutolo, Euclides Josué e Paulino Alfredo.

No dia 26, a CNE procede à abertura das listas e no dia seguinte pronuncia-se sobre a elegibilid­ade das mesmas.

A campanha eleitoral decorre de 2 a 9 de Novembro.

Relatório e contas

O relatório e contas do mandato de Hirondino Garcia foi baseado no fluxo de caixa. A constataçã­o dos associados sustenta que o documento estava despido de balanço e sem outros requisitos que o tornam aceitável.

“Aprovámos com recomendaç­ões, porque a modalidade não pode ficar parada e precisa de avançar”, justificou Analdino Gregório, do Clube do Exército, à saída da Assembleia.

O representa­nte do 1º de Agosto, Miguel Sousa, disse: “o relatório é pouco claro e nem permitiu perceber o básico”. “Não tenho conhecimen­to das dívidas da FAP, os credores e quem são os patrocinad­ores”, lamentou.

Serafim Alberto, secretário-geral da Associação Provincial de Benguela, deu “nota negativa” ao mandato: “Não se cumpriu promessa alguma feita na campanha de 2016; nenhum relatório e contas foram apresentad­os. Isso nos deixou tristes”.

Indiferent­es com o presidente cessante, “os associados em representa­ção dos clubes de Luanda, Benguela e Namibe primaram pela necessidad­e de viabilizar a patinagem e aprovaram o relatório e contas com reservas”.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Candidatos disputam em Novembro o voto do eleitorado
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Candidatos disputam em Novembro o voto do eleitorado
 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola