Jornal de Angola

Mulima adverte para o risco de novos casos da Covid-19

Médico reage aos resultados dos testes positivos dos jogadores convocados para os trabalhos da Selecção Nacional de futebol

- Paulo Caculo

O especialis­ta em Medicina do Desporto, João Mulima, reiterou ontem a importânci­a de as equipas nacionais submeterem os atletas a testes regulares de despiste à pandemia da Covid-19, antes das sessões de treinos colectivos, sob pena de surgirem mais casos positivos no futebol e nas demais modalidade­s nos próximos tempos.

O médico reagiu com apreensão à notícia dos resultados positivos aos atletas Paizo, Herenilson e Ary Papel, que deviam viajar ontem para Rio Maior (Portugal), tendo em vista a integração nos trabalhos da Selecção Nacional de futebol de honras, estando com isso descartado­s dos trabalhos.

“Estamos a viver uma fase de pandemia e todas as equipas poderão registar casos positivos. Nenhuma está isenta de viver uma situação destas, de ter um atleta infectado, pelo facto de estarmos num período de circulação comunitári­a do vírus”, constatou o médico, antes de alertar os dirigentes desportivo­s para os perigos de colocar jogadores a treinar sem a realização de testes.

“Quando acontecem casos positivos em jogadores que cumprem trabalhos com os demais companheir­os, toda a equipa deve ser isolada. Se for em competição, deve-se interrompe­r os jogos. Nesse caso concreto, em fase de treinos, as equipas devem parar os treinos e submeter todos os atletas a testes. Aqueles que estiverem assintomát­icos devem ser isolados e os com sintomas devem ser internados”, asseverou.

De acordo com o especialis­ta, o actual modelo de trabalho adoptado pelas equipas facilita a propagação do vírus entre os atletas. Defende, por isso, a testagem regular dos jogadores e da equipa técnica ou, na melhor das hipóteses, a realização de um teste por semana, seguido de confinamen­to no clube.

“Na vigência do modelo de treino aberto, o risco de contágio é maior, porque os atletas fazem o teste, mas depois estão de regresso à comunidade. E, nesse caso, não faz sentido testar hoje negativo e quando voltar ao seu ambiente familiar mantêm contacto com outras pessoas. A menos que o clube tenha capacidade de fazer testes regulares, facto que não acredito venha a acontecer, sobretudo, a julgar pelos altos custos que isso implicaria”, disse.

O ideal, segundo João Mulima, é testar à chegada e colocar os jogadores em confinamen­to no clube, como se de uma fase de estágio se tratasse.

“Quem tem poder de decisão deve ter ponderação necessária para não submeter os atletas ao risco permanente”, acrescento­u.

Jogadores com teste negativo viajaram

Hoje, às 17H00, Angola começa a preparar em Portugal os jogos particular­es com a Guiné-Bissau (domingo, às 17h00, em Caldas da Rainha) e Moçambique (dia 13, às 17h30, em Rio Maior), visando o desafio frente à República Democrátic­a do Congo (RDC), referente às eliminatór­ias de qualificaç­ão ao Campeonato Africano das Nações (CAN), nos Camarões´2022.

Seguiram viagem os atletas Diógenes, António Dominique e Jó Matuwila. Nelson Nascimento (chefe de delagação) , Daniel Muemba (técnico de guarda-redes), Mauro Gonçalves (preparador físico), Agostinho Ventura (médico), Felisberto Direito (fisioterap­euta), Pedro Quifucussa (seccionsit­a), Francisco Franco (segurança) e Jorge Macaia (director-adjunto das TIC's da FAF).

Pedro Gonçalves, selecciona­dor nacional, convocou os seguintes jogadores: Kadu, António Dominique e Hugo Marques (guarda-redes), Anderson Lucoqui, Bastos, Diógenes, Inácio Santos, Jonas Ramalho, José Matuwila e Paizo (defesas), Fredy, Ernesto Panzo, Herenilson, Show e Estrela “Lameira” (médios), Fábio Abreu, Geraldo, Gelson Dala, Jerémie Bela, Ary Papel, Capita, Vá e Zito. Luvumbo (avançados).

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ary Papel, Paizo e Herenilson testaram positivo e não viajaram ontem para Portugal
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ary Papel, Paizo e Herenilson testaram positivo e não viajaram ontem para Portugal
 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola