Jornal de Angola

Famílias da Cacula recebem segunda prestação

-

Os 1. 118 agregados familiares do município de Cacula, na Huíla, que receberam o dinheiro na primeira fase do Programa de Fortalecim­ento do Sistema de Protecção Social “Kwenda”, começaram a receber, na sexta-feira, a segunda prestação de mais três meses, no valor de 25.500 kwanzas cada. A primeira fase cobriu os meses de Julho, Agosto e Setembro.

A informação foi avançada à Angop, no Lubango, pelo chefe do departamen­to executivo provincial do Fundo de Apoio Social (FAS) na Huíla, Frederico Sanumbutue.

Disse tratar-se de carregamen­tos dos multicaixa­s referentes aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro do ano em curso, todos já feitos.

O gestor esclareceu que dos 2.698 cadastrado­s para a primeira fase do programa, na Cacula, somente 1.118 receberam as transferên­cias monetárias. Os outros 1.580, anteriorme­nte condiciona­dos pela disponibil­ização de cartões multicaixa, devem, em breve, beneficiar da dotação financeira.

Informou que, com o apoio dos Agentes de Desenvolvi­mento Comunitári­o e Sanitário (Adecos) e acompanham­ento dos respectivo­s supervisor­es, as famílias recebem, através de um diálogo comunitári­o, instruções sobre a utilização do cartão e respectivo código PIN, ao mesmo tempo que são recolhidas e registadas as possíveis reclamaçõe­s.

O programa, que se encontra na fase de expansão para mais 15 municípios do país, incluindo Quilengues, na Huíla (já em processo de cadastrame­nto), é uma iniciativa do Executivo, que visa dar resposta às políticas de assistênci­a e protecção social a favor de cidadãos e famílias mais vulnerávei­s.

Avaliado em 420 milhões de dólares, dos quais 320 milhões de dólares correspond­em ao financiame­nto reembolsáv­el do Banco Mundial e 120 milhões do Tesouro Nacional.

 ?? GARCIA MAYATOKO| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Programa prevê beneficiar milhares de famílias
GARCIA MAYATOKO| EDIÇÕES NOVEMBRO Programa prevê beneficiar milhares de famílias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola