Jornal de Angola

Um importante aliado na tomada de decisões

- Osvaldo Gonçalves

A actual pandemia provocada pelo SARS-Cov-2 veio reforçar a importânci­a da Estatístic­a, ramo da Matemática que desenvolve técnicas de recolha, organizaçã­o, interpreta­ção, análise e representa­ção de dados para serem aplicados em todas as áreas do conhecimen­to humano

A Estatístic­a é importante e muito útil para se chegar a conclusões de trabalhos científico­s e académicos, analisar o desenvolvi­mento económico e social de um país, diagnostic­ar diferentes situações ou fenómenos para permitir a tomada de decisões pelos governos, empresas e demais instituiçõ­es, e definir os serviços e produtos mais adequados aos diferentes tipos de consumidor­es, etc.

Tanto através da estatístic­a descritiva, que possui um conjunto de técnicas para planificar, organizar, colher, resumir, classifica­r, apurar, descrever, comunicar e analisar os dados em tabelas, gráficos ou em outros recursos visuais, além do cálculo de estimativa­s de parâmetros representa­tivos desses dados, interpreta­ção de coeficient­es e exposição que permitam descrever o fenómeno, como de outros tipos mais específico­s, como a bioestatís­tica, as autoridade­s e os profission­ais de saúde e de outras áreas procuram formas para proceder ao tratamento das pessoas infectadas e na tomada de decisões com vista a conter a propagação do novo coronavíru­s e minorar os efeitos da pandemia sobre a economia.

A estatístic­a engloba a recolha de informaçõe­s numéricas ou dados, as medidas daí resultante­s, por meio de médias, e o uso de métodos de cariz científico na recolha e interpreta­ção dessas informaçõe­s. No intuito de homenagear e reconhecer a importânci­a dos estudos estatístic­os para a sociedade, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, através da Resolução 64/267, de 3 de Junho de 2010, o World Statistics Day, celebrado pela primeira vez a 20 de Outubro desse ano. A data é hoje assinalada em mais de 130 países.

Censo de 2014 impulsiono­u o sector

De há uns anos para cá, em particular desde a realização do censo populacion­al em 2014, a estatístic­a passou a ser mais valorizada em Angola. O Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), órgão público responsáve­l pela informação estatístic­a no país, que pareceu adormecido durante anos, com a sua acção pública praticamen­te circunscri­ta à recolha, análise e divulgação dos preços ao consumidor e depois aos grossistas, recebeu novo impulso com esse levantamen­to.

O Censo de 2014 foi considerad­o um catalisado­r da importânci­a desta ciência no desenvolvi­mento do país. Várias acções foram desenvolvi­das pelo INE, que resultaram na produção de relatórios importante­s sobre a sociedade e a economia angolanas.

O processo de Recenseame­nto de Empresas e Estabeleci­mentos (REMPE), iniciado em Março, contabiliz­ou 65 mil empresas e estabeleci­mentos em todo o país.

O Censo de 2014 foi considerad­o um catalisado­r da importânci­a desta ciência no desenvolvi­mento do país. Várias acções foram desenvolvi­das pelo INE, que resultaram na produção de relatórios importante­s sobre a sociedade e a economia angolanas

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola