Jornal de Angola

Camponesa aposta na produção de arroz no Cubal

-

do município do Cubal, província de Benguela, está a apostar no cultivo de arroz, iniciada há quatro anos, com resultados satisfatór­ios, apesar de o clima predominan­te na região ser inapropria­do para este tipo de cultura. Adriana Jamba, mentora do projecto, disse ao Jornal de Angola que a ideia partiu de um estudo feito no local em 2010, e que teve a sua materializ­ação seis anos depois, isto em 2016.

A escassez do produto que se fazia sentir a nível da província acelerou o processo. Começou com 10 quilos, adquiridos nos mercados paralelos, no valor de duzentos e cinquenta kwanzas, por cada quilograma.

“Para quem não dispõe de material de rega mecanizada, as águas das chuvas que se fazem sentir nos meses de Dezembro e Março são aproveitad­as e racionaliz­adas para o processo de rega, já que o cultivo do arroz exige água em abundância. Os resultados são encorajado­res”, disse.

Adriana Jamba mostrou-se satisfeita com a iniciativa do governo da província, que incentivou as mulheres camponesas a associarem-se em cooperativ­as agrícolas, condição exigida para a obtenção de créditos para a agricultur­a familiar.

Segundo isse, pretende explorar quatro hectares de terra que possui para a lavoura. “Só estamos a explorar 1,5 hectares. Com esse dinheiro, poderia comprar charruas e juntas de bois (de tracção) ou mesmo alugar um tractor para aumentar os níveis de produção. Espero que os líderes desse processo sejam céleres e nos ajudem a realizar o sonho de nos tornarmos eficientes no cultivo do arroz”, augurou.

Sobre a problemáti­ca do escoamento do produto do campo para a cidade, Adriana Jamba entende tratar-se de um assunto que as autoridade­s administra­tivas devem resolver para evitar que os produtos continuem a deteriorar-se nas lavras, com perdas avultadas.

A plantação do arroz é, geralmente, feita em solos ligeiramen­te ácidos e argilosos. Para além da luz e temperatur­a natural, na faixa de 21º C, é fundamenta­l, para o cultivo do arroz levar-se em conta a estação do ano. O período propício ao cresciment­o e floração do cereal dura de três a seis meses. O período coincide com a época mais quente do ano, que, no caso de Angola, vai de Dezembro a Março.

Nas províncias do Bié, Malanje, Cuando Cubango, Huambo,

Huíla, Moxico, Lundas Norte e Sul, devido às condições climatéric­as predominan­tes, os solos favorecem o cultivo do arroz. Já na província de Benguela, o processo é dificultad­o pela caracterís­tica do clima quente e húmido, para além das chuvas irregulare­s, próprias da região do litoral sul.

 ?? JÚLIO GAIANO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LOBITO ?? Adriana Jamba quer aumentar a área de cultivo
JÚLIO GAIANO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LOBITO Adriana Jamba quer aumentar a área de cultivo
 ??  ?? Uma família camponesa
Uma família camponesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola