Jornal de Angola

Denunciado­s recentes ataques em Macomia

-

Pelo menos, 20 pessoas morreram, durante os mais recentes ataques de rebeldes na província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, segundo um levantamen­to do Centro para a Democracia e Desenvolvi­mento (CDD), Organizaçã­o Não-Governamen­tal (ONG) moçambican­a.

"Nas últimas semanas, aldeias do litoral do distrito de Macomia foram alvo de ataques terrorista­s, com o saldo a apontar para, pelo menos, 20 pessoas assassinad­as, dezenas de casas queimadas e vários produtos roubados", refere-se no documento a que a Lusa teve ontem acesso.

Segundo o CDD, de 30 de Setembro a 8 de Outubro, "um grupo de terrorista­s ocupou o posto administra­tivo de Mucojo (na costa de Cabo Delgado) e a partir deste ponto fez várias incursões nas aldeias de Naunde, Darumba, Manica, Rueia, Goludo, Pangane, Nambo, Messano, Runho, Muituiro e na Ilha Mais".

Entre as vítimas mortais há, pelo menos, dois membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambican­as, abatidos em Pangane, um dos pontos de comércio daquela zona costeira, acrescenta-se na denúncia.

"Em Pangane, roubaram, também, barcos a motor, motores de embarcaçõe­s e queimaram muitas casas. Os 'al-Shabab' (nome que lhes é dado na região) usaram cinco barcos a motor para transporta­r os bens roubados e seguiram em direcção a Mocímboa da Praia", contou um sobreviven­te.

Mocímboa da Praia é outra vila costeira que desde Agosto está sob controlo dos insurgente­s e fica a cerca de 60 quilómetro­s do local de implantaçã­o dos projectos de exploração de gás natural da região, o maior investimen­to privado em África.

Após a ocupação da vila, os rebeldes têm também lançado ataques às ilhas vizinhas, no vasto arquipélag­o das Quirimbas, que se estende ao longo de toda a costa de Cabo Delgado.

 ?? DR ?? Várias aldeias foram alvo de ataques no distrito de Macomia
DR Várias aldeias foram alvo de ataques no distrito de Macomia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola