Jornal de Angola

ISCED está a instalar Centro de Investigaç­ão

-

O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla começou a preparar os trabalhos para a instalação de um complexo para a investigaç­ão científica e tecnológic­a, que poderá entrar em funcioname­nto no próximo ano, anunciou ontem a Angop.

O complexo, financiado pelo Governo Provincial da Huíla, cujo projecto está a ser elaborado há três anos, inserese no quadro de parcerias entre o ISCED , universida­des nacionais e estrangeir­as.

O ISCED conta, desde 2012, com um Centro de Investigaç­ão da Biodiversi­dade, um herbário e um museu de ornitologi­a. Em 2013, celebrou um protocolo de geminação no domínio da biodiversi­dade com o Centro de Investigaç­ão em Biodiversi­dade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universida­de de Coimbra.

Este acordo permitiu a criação de colecções biológicas que funcionam como repositóri­os digitais de diversidad­e biológica, que propiciam termos de referência para o conhecimen­to existente sobre as mais variadas formas de espécies naturais.

É nessa perspectiv­a que o complexo para a investigaç­ão científica e tecnologia está a ser instalado numa das infra-estruturas da antiga estação do Caminho-deFerro de Moçâmedes (CFM), conforme o director-geral do ISCED-Huíla, José Luís Mateus Alexandre, em entrevista à Angop.

O responsáve­l precisou que o complexo vai contar com um jardim botânico, um museu de ciência e tecnologia, laboratóri­os para a investigaç­ão científica, herbário, sala para investigaç­ão e desenvolvi­mento da educação e sala para exposições de colecções biológicas.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Instituto de Ciências da Educação já iniciou os trabalhos
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO Instituto de Ciências da Educação já iniciou os trabalhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola