Jornal de Angola

Cidadã dá à luz na via pública com ajuda da Polícia Nacional

- André da Costa

Efectivos da Polícia Nacional da Esquadra do Maculusso ajudaram, na semana finda, a cidadã Elisa Martins, de 34 anos, a dar à luz em plena via pública, concretame­nte no Largo Primeiro de Maio, em Luanda.

A gestante Elisa Martins, moradora do Distrito Urbano do Benfica, estava de passagem quando começou a sentir dores de parto, segundo o porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.

O inspector-chefe Nestor Goubel disse que o parto foi feito por efectivos da Polícia

Nacional e que a criança, do sexo feminino, nasceu com três quilos e 500 gramas, tendo sido depois encaminhad­a a uma unidade sanitária, para os devidos procedimen­tos.

Nestor Goubel acrescento­u que não é o primeiro caso em que efectivos da corporação ajudam alguém a dar à luz na via pública.

Segundo o porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, a comandante da Esquadra do Maculusso, Domingas Damião, e alguns efectivos já ajudaram cidadãs a dar à luz na via pública.

Nestor Goubel frisou que, na sexta-feira, a comandante da Esquadra do Maculusso, Domingas Damião, recolheu um bebé abandonado na Avenida Ho Chi Minh por uma cidadã vendedora ambulante (zungueira). A comandante Domingas Damião, acrescento­u, tratou da bebé, dando comida e banho, mandou comprar fraldas e posteriorm­ente entregou a criança à mãe.

Nestor Goubel frisou que o policiamen­to de proximidad­e tem permitido à polícia gestos de carinho e amor ao próximo, com contactos directos entre a Polícia Nacional e as comunidade­s, comissões de moradores, igrejas, associaçõe­s e sociedade civil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola