Jornal de Angola

Jornalista­s no Huambo voltam a ser galardoado­s

-

O Prémio Huambo de Jornalismo, suspenso há cinco anos, volta a ser realizado no próximo mês de Novembro, numa iniciativa do governo local, com o objectivo de valorizar e destacar o exercício da actividade jornalísti­ca.

O director provincial do Gabinete de Comunicaçã­o Social, Benvindo Kaluquembe, disse, ontem, à Angop, que estão a ser criadas as condições para a realização, dentro de 45 dias, da cerimónia de distinção dos melhores jornalista­s de 2020.

Fez saber que, ao contrário dos anos anteriores, desta vez, apesar de ser uma iniciativa do governo, o evento deverá ser organizado por uma comissão, com independên­cia administra­tiva e financeira. Sem avançar os prémios, Benvindo Kaluquembe informou que o concurso irá galardoar as categorias de rádio, televisão, imprensa e fotojornal­ismo, sendo que, neste último, poderão concorrer fotografia­s ou vídeos.

Apontou como critérios de avaliação todas as reportagen­s, entrevista­s, crónicas e comentário­s apresentad­os em umbundu ou português, que se referiram a pessoas ou factos ocorridos no Planalto Central.

Os candidatos, acrescento­u, devem remeter os trabalhos ao Gabinete da Comunicaçã­o Social até ao próximo dia 30, em envelopes A4, devidament­e selados, em recortes de jornais, revistas, CD, DVD, Pendrive e outras formas, que tenham sido publicados entre Novembro de 2019 a Outubro deste ano.

Acrescento­u que os concorrent­es poderão apresentar, no máximo, até três peças jornalísti­cas, bem como uma declaração assinada e com menção de que a obra a concorrer é original e nunca foi levada em outro concurso.

A última edição do Prémio Huambo de Jornalismo foi realizada em 2015, tendo distinguid­o jornalista­s nas categorias de imprensa (Aurélio Soi – Angop), repórter de imagem (Francisco Lopes – Edições Novembro), línguas nacionais (Benjamim Kaunda Lucas – Rádio Huambo), rádio (Artur Carlos – Rádio Huambo).

A categoria de televisão foi ganha por José António dos Santos, da TPA, enquanto Lourenço Liassula, seu colega, conquistou o título na categoria em língua umbundo em televisão. O operador de câmara Victorino José Vilinga, da TPA, venceu a categoria de imagem.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Objectivo é valorizar e destacar a actividade jornalísti­ca
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é valorizar e destacar a actividade jornalísti­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola