Jornal de Angola

TPA e RNA na génese da construção da nação

- Cornélio Caley

Para quem teve oportunida­de de acompanhar o último “Top dos mais queridos”, emitido numa sexta-feira pela TPA/ RNA e, repetido no último sábado, poderá, certamente, ter ficado, tal como eu, por alguns minutos ou segundos com o coração parado, ao ouvir, as canções de alguns músicos que já não estão entre nós. Fica a ideia de que a TPA e a RNA, ambas, como irmãs gémeas, vêm criando uma Memória, um simbólico-cultural, nosso, que vão difundindo em momentos próprios da nossa História. Hoje, em plena pandemia, no cubito, lançam para o ar canções que constituír­am arma de sempre, elevando a alma do Povo, retemperan­do forças para a sobrevivên­cia da Nação. Tal e qual nos momentos do kibeto.

Se pudéssemos entrar no percurso da vida de cada um dos nossos músicos, concluiría­mos que, na sua maioria, não tiveram habilitaçõ­es literárias para a arte que assumiram, nem, em alguns casos, nasceram em lares que lhes proporcion­asse habilidade­s que ostentaram com mestria. Surgiram no seio do Povo, quase do nada. Actuaram e actuam, na verdade, como homens de vontade própria ( A. Neto). Apareceram como apóstolos do povo, lançando no ar suas melodias para os combatente­s, comandante­s, políticos e caminhante­s, fazendo-lhes lembrar o clamor da velha Xica que disse que já podia morrer por ter visto Angola, já independen­te. E, eles vão indo e desaparece­ndo, tal velha Xica. Os que ficaram, mesmo sem rua nem quintal que lhes sirva de Academia de Música, teimosamen­te, estão indo por aí, inventando e criando cubicos para o povo sofredor se distrair. Vão lançando por esta Angola, dentro e fora, suas mensagens de sempre em línguas maternas que apontam, decisivame­nte, para novos tempos históricos, mesmo, na incerteza da Terra que ondula sobre as águas tempestuos­as dos oceanos.

Os músicos de Angola, os nossos músicos, constituem, sem dúvida, a 4ªArma das nossas Forças Armadas. Merecem um Abraço do Estado. Merecem um Monumento que não reclamam, mas declamam - Academia Angolana de Música.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola