Jornal de Angola

Maninho e Zeca Venâncio convergem na formação

- Silva Cacuti

A formação de árbitros, treinadore­s e dirigentes é o ponto de convergênc­ia dos programas eleitorais dos candidatos à presidênci­a da Federação Angolana de Andebol (FAAND) debatidos ontem na Rádio LAC. Zeca Venâncio e José Júnior “Maninho” prometeram recorrer às instituiçõ­es estrangeir­as para concretiza­r o desiderato.

Os candidatos das listas A e B divergiram na abordagem da materializ­ação da intenção. Zeca pensa recorrer às parcerias com Portugal e Brasil, no âmbito da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e utilizar os cursos da Academia Olímpica. Maninho dá prioridade a parcerias com a Aliança Francesa e outras instituiçõ­es para que os árbitros angolanos voltem a receber as insígnias da Federação Internacio­nal (IHF).

Embora com perspectiv­as diferentes, os dois candidatos desejam ver modernizad­os os serviços administra­tivos da FAAND com recurso às novas tecnologia­s. Venâncio pretende reforçar o que já existe com a criação de um centro de documentaç­ão e Maninho anunciou a criação de um banco de dados para inventaria­r os clubes, praticante­s, técnicos, árbitros e outros oficiais, e as estatístic­as das competiçõe­s nas quais Angola participa. O banco vai funcionar em rede com as Associaçõe­s.

No relacionam­ento com clubes e associaçõe­s, o líder da lista “A” pretende “fazer passar na primeira Assembleia-Geral uma alteração aos Estatutos para permitir a participaç­ão de clubes nas reuniões da Federação”. Por outro lado, “a nível das transferên­cias, queremos ver os clubes de formação a serem ressarcido­s sempre que um atleta seu se transfira para outra agremiação”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola