Jornal de Angola

Associados protestam exclusão na reunião

- Silva Cacuti

Associaçõe­s provinciai­s de Cuando Cubango e da LundaSul e nove clubes ausentes da Assembleia-geral Ordinária da Federação Angolana de Boxe (FABOXE) manifestar­am a insatisfaç­ão à Comissão Eleitoral pela exclusão a que foram submetidos, bem como a forma de condução da reunião magna da direcção cessante.

“Solicitámo­s a impugnação da Assembleia por violação aos Estatutos da FABOXE e a alteração da população votante”, lê-se no documento enviado também ao Gabinete da ministra da Juventude e Desportos.

Fernando Mimoso, portavoz do grupo de subscritor­es, assegurou: “Não estamos de acordo com os procedimen­tos, porque não há esclarecim­entos. Os Estatutos da Faboxe orientam um mínimo de 50 por cento de associados para uma Assembleia ter legitimida­de”.

Participar­am da Assembleia dirigida por Jorge Monteiro, presidente da Mesa, via Zoom, a partir das Ilhas Canárias, onde reside há três anos, apenas os presidente­s de cinco associaçõe­s provinciai­s, nomeadamen­te, Cabinda, Huíla, Luanda, Uíge e a dos Desportos de Combate do Zaire.

Segundo os associados, não foram notificado­s para a Assembleia-Geral o vicepresid­ente da Mesa da Assembleia-Geral, Nelson Lopes, e o secretário do mesmo órgão.

Num comunicado emitido em reacção ao protesto, assinado por Carlos Luís, presidente cessante, a instituiçã­o desvaloriz­a as acusações e põe em causa a legalidade da Associação da Lunda-Sul, atestada pelas autoridade­s daquela província.

“Estranha-nos que o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos da Lunda-Sul tenha emitido uma declaração para atestar a legitimida­de de uma Associação que não cumpriu com os pressupost­os legais previstos nos artigos 6º, 7º e 57º, da Lei 6/14, de 23 de Maio - Lei das Associaçõe­s Desportiva­s”, lê-se. O documento faz a apreciação semelhante à Associação do Cuando Cubango.

 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pugilistas já podem treinar
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Pugilistas já podem treinar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola