Jornal de Angola

Show do Mês Live nos 52 anos dos “Jovitos”

- Analtino Santos

O Show do Mês Live 5.2 Jovens do Prenda realizado no sábado no Complexo PazFlor, em Luanda, foi uma verdadeira viagem ao passado desta orquestra, que este ano comemora 52 anos de existência.

Marcado por alguns constrangi­mentos de transmissã­o televisiva na TPA 2 e Internacio­nal e radiofónic­as no programa Viagem ao Passado da Rádio Luanda, na Rádio FM e nas plataforma­s do Show do Mês, com cortes, interrupçõ­es e atraso, o concerto foi assistido por milhares de pessoas em todo o mundo.

Depois de uma conversa entre Afonso Quintas, Maneco Vieira Dias e Man Garras com os Didi da Mãe Preta, fundador do conjunto do Prenda, e António Imperial “Baião” dos mais antigos integrante­s e director artístico, a música ao vivo surgiu com o tema “Manhã de Domingo”, um instrument­al de Baião.

O solista e um dos principais arranjista­s do conjunto mostrou a sua virtuosida­de em “Ilha Virgem”, “Corridinho”, dentre outros em parceria com Zé Mueleputo e Zé Luís, outros exímios guitarrist­as.

O conjunto teve como convidada Dina Santos que em dois momentos interpreto­u “Mana Fatita” e “Anel”. A cantora tem uma forte ligação com os Kiezos e o Semba Tropical. Dom Caetano partilhou os sucessos que o notabiliza­ram como vocalista dos Jovens do Prenda como “Milele Ya Xikekela”, “António”, “Tia” e “Nova Cooperação”. O parceiro de Zeca Sá, no tempo da canção política, apresentou um tema da dupla “Samba Kutala”, que constará no próximo disco de originais dos Jovens do Prenda.

O fundador Chico Montenegro, que deixou o mundo dos vivos no ano passado, foi homenagead­o nos temas: “Sujeito”, “Teté”, “Isabel”, “Longa Marcha” e “Lucinda”, interpreta­dos por Esteves Bento, Doloba, Miau e Toni do Fumo Júnior, este último filho do outro membro fundador, que também interpreto­u temas do seu pai, nomeadamen­te “Barona”, “Kikola”, “Marica”, “Waxibaka” e “Lamento de Mãe”. Zé Mueleputo, uma vez mais, solou e reproduziu criações de Zé Keno.

Augusto Chacayá, o "showman" e vocalista principal dos “Jovitos”, desfilou os seus sucessos e de outros interprete­s que passaram pelo grupo com destaque para Zecax e Gabi Monteiro. Chacaya abriu a sua actuação com “Desespero” e durante os vários momentos recordou temas como: “Ngando”, “Angélica”, “Santa Yami”,

“Sandra”, “Aubé”, “Samba Samba” e “Manuela”. Um outro vocalista, Miau destacou-se em temas mais recentes da formação como “Bela” e “Nga Zua”, que marcam a produção discográfi­ca dos finais dos anos 1990 do século passado.

Houve tempo para o instrument­al “2000”, canções como “Kandimba” e Baião interpreta­r o tema “Gienda Gia Mama”.

O Show do Mês Live regressa a 31 deste mês com Show Piô Live, uma viagem à música infantil.

 ??  ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola