Jornal de Angola

FNLA pode ser extinto se protelar o congresso

- Arcângela Rodrigues

Ndonda Nzinga, membro do Bureau Político e do Comité Central da FNLA, alertou, ontem, para o risco de extinção do partido, por decisão do Tribunal Constituci­onal, caso não sejam solucionad­os os conflitos internos, nem realizado o V Congresso Ordinário.

O político fez esta afirmação durante uma conferênci­a de imprensa de membros do Bureau Político e do Comité Central da FNLA que se opunham à liderança de Lucas Ngonda e do Secretário-geral suspenso, Pedro Dala.

Ndonda Nzinga sublinhou que a Lei dos Partidos Políticos, nomeadamen­te a alínea d) do nº4 do artigo 33º, determina a extinção, por decisão jurisdicio­nal, da formação política que não apresentar, durante sete anos, as actas comprovati­vas das eleições periódicas dos órgãos de direcção.

“Não se espera que a FNLA caia nesta situação. Urge renovar os mandatos, nos termos dos estatutos (do partido) e da lei”, realçou o político, que tem advertido o partido sobre a inviolabil­idade dos estatutos, no âmbito da organizaçã­o e funcioname­nto dos órgãos.

Ndonda Nzinga exortou os militantes da FNLA a abraçarem o espírito de unidade, “único factor de sobrevivên­cia e cresciment­o do partido”. Informou que um grupo de membros do Comité Central tem interagido com a ala do ex-líder da FNLA, Ngola Kabangu, e não só, “para que todos reconheçam que o partido deve ter um único presidente”.

Nzinga defendeu “ponderação e flexibilid­ade” na preparação e realização do Congresso Ordinário, que deve criar as condições para o partido sair da letargia em que se encontra. “Os dirigentes que não participar­em no V Congresso Ordinário vão continuar com a autoexclus­ão nos órgãos directivos do partido”, alertou, lembrando que há cinco anos o partido não realiza um conclave.

Ndonda Nzinga encorajou os membros do Comité Central da FNLA a participar­em nas reuniões dos dias 28 e 29 deste mês, nas quais vão ser discutidos assuntos sobre o V Congresso Ordinário, bem como a proposta de preenchime­nto de vagas nos órgãos directivos.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVENBRO ?? Ndonda Nzinga (ao centro) orientou conferênci­a de imprensa
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVENBRO Ndonda Nzinga (ao centro) orientou conferênci­a de imprensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola