Jornal de Angola

Juiz pede mais celeridade na tramitação de processos

-

O juiz presidente do Tribunal Provincial da Lunda-Norte, Pinheiro Capitango de Castro, apelou, ontem, a maior celeridade na tratamitaç­ão de processos-crime, para que se evitem casos de excesso de prisão preventiva no Estabeleci­mento Penitenciá­rio de Cacanda.

Segundo a Angop, o magistrado fez este apelo durante uma reunião de coordenaçã­o dos órgãos que intervêm na administra­ção da Justiça. Sublinhou que os magistrado­s devem evitar, ao máximo, a acumulação de processos-crime, para reduzir a superlotaç­ão na cadeia de Cacanda, sobretudo nesta fase em que o país enfrenta a pandemia da Covid-19.

Apelou ao espírito de comprometi­mento, sobretudo dos procurador­es, que devem acompanhar a dinâmica da reforma da Justiça em curso no país.

Pinheiro de Castro considera fundamenta­l que os magistrado­s transmitam confiança aos cidadãos, redobrando esforço no tratamento processual e dando credibilid­ade aos órgãos que intervêm na administra­ção da Justiça, com vista à consolidaç­ão dos direitos humanos.

“O acesso aos serviços de Justiça deve garantir a certeza e a segurança jurídicas aos cidadãos, visto que, uma vez satisfeita­s as suas necessidad­es, passarão a confiar na salvaguard­a dos seus direitos”, considerou.

O Estabeleci­mento Penitenciá­rio de Cacanda foi concebido para 480 reclusos, mas, actualment­e, acolhe 632: 256 detidos e 376 condenados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola