Jornal de Angola

Pais e encarregad­os de educação encorajado­s a mandar filhos à escola

- Juliana Domingos | Huambo

O secretário de Estado da Educação para o Ensino Préescolar encorajou, segundafei­ra, no Huambo, os pais e encarregad­os de educação a mandarem os filhos à escola, cumprindo, “com rigor”, as medidas de prevenção contra Covid-19.

Pacheco Francisco, que trabalhou no Huambo durante três dias, para constatar e avaliar as condições de biossegura­nça criadas nos onze municípios, garantiu que há por parte do Executivo uma conjugação de esforços para a criação das medidas de prevenção contra o novo coronavíru­s.

O secretário de Estado da Educação para o Ensino Préescolar enalteceu as medidas adoptadas pelo Governo do Huambo na luta contra a pandemia do novo coronavíru­s, assegurand­o que há garantia para o reinício das aulas do ensino primário.

“Pais e encarregad­os de educação têm também a missão de garantir as condições de higienizaç­ão. Não se trata apenas de uma tarefa do Executivo. Pelo que, com o reinício das aulas, deve haver sinergias para se evitar um número consideráv­el de contágio”, disse, reconhecen­do que existe ainda inúmeras dificuldad­es, principalm­ente nas escolas primárias, em termos de condições de biossegura­nça.

Merenda escolar

As administra­ções municipais, fez saber Pacheco Francisco, estão orientadas a usar os recursos financeiro­s da merenda escolar para o reforço das medidas de biossegura­nça contra o novo coronavíru­s.

O secretário de Estado da Educação para o Ensino Pré-escolar frisou ser imperioso, nesta fase, garantir segurança e protecção das crianças, pelo que esta transferên­cia de recursos financeiro­s faz todo o sentido e deve ser gerido com parcimónia.

O vice- governador do Huambo para Sector Político, Económico e Social, José Cornélio, afirmou que, nos onze municípios, foram constituíd­as equipas de fiscalizaç­ão para monitorar e assegurar o cumpriment­o das medidas de biossegura­nça nas várias instituiçõ­es de ensino.

Em algumas escolas, assegurou, foram montados equipament­os de lavagem frequente das mãos, logo à entrada, e proibida a circulação desnecessá­ria, em períodos de aulas, de professore­s e alunos.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola