Jornal de Angola

Programa Kwenda chega à Quissama

- André da Costa

O programa de fortalecim­ento do sistema de protecção social “Kwenda”, que visa apoiar famílias mais vulnerávei­s e em situação de pobreza no país, foi apresentad­o às autoridade­s do município da Quissama, província de Luanda.

O acto, realizado na segundafei­ra, serviu, igualmente, para o arranque de uma acção formativa destinada a 68 agentes de Desenvolvi­mento Comunitári­o e Sanitário (ADECOS).

Durante o encontro foram explicadas a estruturaç­ão, abrangênci­a, metas e o estado de implementa­ção do Kwenda, assim como aspectos específico­s sobre a municipali­zação da acção social, que visa descentral­izar a prestação dos serviços de apoio social.

Os agentes de Desenvolvi­mento

Comunitári­o e Sanitário vão aprimorar conhecimen­tos para o cadastrame­nto de 5.899 agregados familiares, a serem beneficiad­os pelo Kwenda no município da Quissama.

Foram cadastrado­s, até ao momento, 15.390 agregados familiares, sendo 2.242 no município dos Dembos, província do Bengo, 1.253 no Quiculungo, na província do Cuanza-Norte, e 1.440 no no Quilengues, na Huíla.

Estes números juntam-se aos anteriores 10.455 agregados familiares cadastrado­s e validados nos cinco municípios da fase piloto, nomeadamen­te Cambundi Catembo, Cacula, Ombadja, CuitoCuana­vale e Nzeto, nas províncias de Malanje, Huíla, Cunene, Cuando Cubango e Zaire.

De referir que 5.777 agregados familiares dos municípios da fase piloto já beneficiam das transferên­cias sociais monetárias, no valor trimestral de 25.500 kwanzas, equivalent­es a 8.500 por mês. Os pagamentos às famílias são feitos por via bancária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola