Jornal de Angola

Utilidade do uso da máscara em mostra de arte no Camões

- Mário Cohen

“Usa Máscara” é o título da exposição colectiva de 30 criadores nacionais que é inaugurada hoje, às 11h30, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, numa cerimónia a ser presidida pelo embaixador de Portugal, Pedro Pessoa e Costa.

De acordo com a responsáve­l área cultural do Camões, Sónia Fonseca, a mostra reúne um conjunto de 33 obras produzidas por 30 artistas, com o objectivo de exortar a sociedade a usar a máscara facial, por forma a prevenir-se da Covid-19.

As 33 obras selecciona­das para a exposição, disse Sónia Fonseca, foram produzidas nas diferentes técnicas das artes plásticas como a pintura, desenho, colagem, fotografia, escultura, pano africano, material reciclado, instalação, performanc­e e vídeo.

Os criadores cujas obras foram selecciona­das são Germano da Silva, Zé Golungo, Diongo Domingos, Sarhai, Marisa Kingica, Andreia Maia, Debora Sandjai, Artep, Eduardo Vueza, Pemba, Isabel Landama, Fran dos Santos, Hiara Guerra, Djelsa Ariana, Van, Mill Is, Fanny Bienga, Benigno Mangovo, Harby Jazz e Vopsi Moma.

Da exposição “Usa Máscara” constam também obras de Benjamim Sabby, Aurélio Nivas, Nguvulu Marimbondo / Miguel Prince, Yele, Makiese, Jardel Selele, Doudou Sapate / Filipe Conde, Rómulo Rosa Kapoko e Zbi.

Segundo o responsáve­l da galeria Espaço Luanda Artes (ELA), Dominick A Maia Tanner, mentor da iniciativa, o projecto “Usa Máscara” foi “desenhado como forma de criar um arquivo social e artístico do momento pelo qual todos nós estamos a passar”.

“Uma oportunida­de de criarmos boas ideias e repassarmo­s boas energias. O projecto ‘Usa Máscara’ provou ser uma forma saudável e positiva de juntos olharmos para o momento com criativida­de e união. Ao todo, foram submetidas 62 obras por parte de 57 Artistas (alguns com duas obras submetidas). Ainda foram excluídas cerca de uma dúzia de obras por fugirem ao tema”, disse o galerista.

Dominick Tanner disse que o júri foi composto por membros do ELA, da 40.ena! e do Camões, tendo afirmado que a selecção foi difícil mas por fim, com base em critérios de técnica, composição e conteúdo, narrativa e mensagem, o júri escolheu as 33 obras de 30 artistas que poderão ser vistas na exposição colectiva no Camões. “O mesmo júri teve ainda a difícil tarefa de escolher os 5 finalistas a premiar”. admitiu o responsáve­l do ELA.

A mostra fica patente até 20 de Novembro. Por questões de biossegura­nça, as visitas presenciai­s limitadas a 5 pessoas por hora, nos horários entre as 9h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 16h00, nos dias úteis, excepto à sexta-feira (só no horário da manhã). Os interessad­os em visitar a mostra colectiva devem proceder a uma marcação prévia pelo email: icamoes.ccluanda@gmail.com ou pelo telefone 938141858.

A exposição colectiva “Usa Máscara” é uma iniciativa do ELA e conta com os apoios do Banco Fomento Angola (BFA), da "newsletter" 40.Ena! e da Tipografia Corimba.

 ?? DR ?? Criação de Sarhai entre as obras selecciona­das para a mostra
DR Criação de Sarhai entre as obras selecciona­das para a mostra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola