Jornal de Angola

Treinadore­s de xadrez actualizam conhecimen­tos

- António Cristóvão

Um curso de nível I para treinadore­s de xadrez realizase em Novembro próximo, em Luanda, pela plataforma online, a partir de Portugal, com a participaç­ão de 20 técnicos nacionais.

A informação foi avançada ontem ao Jornal de Angola pelo presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Tito Martins, para anunciar que o organismo que dirige vai suportar os custos da formação.

Tito Martins fez saber que a FAX vai pagar também as licenças dos técnicos, com óptimos resultados. O curso vai ter a duração de 36 horas e será repartido em três fases, cujas inscrições gratuitas iniciaram nesta segundafei­ra na sede da FAX, no bairro Maculusso.

Campeão africano

A Selecção Nacional Absoluta de xadrez arrebatou no domingo, o torneio Zonal Africano 4.5 da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), com 16 pontos, após a disputa da 9ª e última jornada da prova pela plataforma online.

A África do Sul ficou na segunda posição, com o mesmo número de pontos que Angola, mas com vantagem da Selecção Nacional no sistema de desempate.

A selecção do Botswana foi o terceiro classifica­do do torneio, com 13 pontos.

A Zâmbia, país organizado­r do evento classifico­u-se na quarta posição, com 13 pontos, seguido pelo Zimbabwe no quinto lugar (10) e Lesotho no sexto posto (09). A Namíbia ficou no sétimo lugar, com seis, Malawi (8º/05) e e-Swatini (9º/02) (ex-Swazilândi­a).

A competição disputouse pela primeira vez online no sistema de desafios rápidos devido à pandemia da Covid19, antes era jogado individual e presencial­mente no país organizado­r do torneio.Em 2018, o xadrezista Catarino Domingos foi campeão na cidade de Maputo, e no ano seguinte triunfou a Mestre Internacio­nal Esperança Caxita, em Antananari­vo.

A Selecção Nacional, que disputou os jogos na sede da FAX foi constituíd­a por João Júlio, Sérgio Miguel, Vanderson Dias, David Silva, Manuel Alberto, Lutuíma Amaro, Domingos Júnior, Márcio Filipe, Irineia Gabriel, Esperança Caxita, Luzia Pires, Ednásia Júnior, Olga Costa, Jemima Paulo, Delfina João, e Renelsa António.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola