Jornal de Angola

APF promete apoiar lista com projecto mais credível

- Sérgio V. Dias

Pascoal Sipata, presidente da Associação Provincial de Futebol (APF) do Namibe, assegurou que o organismo que dirige vai apoiar o candidato ao pleito eleitoral da federação da modalidade cujas acções propostas se identifiqu­em com os projectos locais.

O ex-árbitro que aludiu o facto em entrevista à Rádio Cinco, naquela região, apontou a formação de técnicos, dirigentes e de homens de apito, assim como a recuperaçã­o paulatina de recintos desportivo­s como alguns dos marcos do seu consulado durante o quadriénio 2020/24. “Dessa forma podemos reactivar o futebol na província”, frisou.

O número “um” do órgão que superinten­de o futebol nas terras da Welwitschi­a Mirábilis referiu, por outro lado, na abordagem feita esta semana, que a prática da modalidade só se torna exequível “com pessoas naturalmen­te formadas para o efeito”.

“Por isso, temos estado a trabalhar com todas as Administra­ções Municipais, razão pela qual elegemos um representa­nte em cada uma das circunscri­ções que constituem a província”, disse Pascoal Sipata, acrescenta­ndo que, no Namibe, os campeonato­s provinciai­s de futebol vão ser disputados em três sub-categorias distintas.

O líder da APF do Namibe apontou, nesse sentido, as categorias de Sub-15, Sub17 e assim com a unificada de júnior e sénior, respectiva­mente. “Nesta categoria unificada sairá o campeão provincial do Namibe, atendendo o objectivo que as equipas locais têm para a ascensão ao campeonato nacional da segunda divisão, numa primeira fase”, lembrou o antigo árbitro de futebol.

De acordo ainda com Pascoal Sipata, esse projecto de disputa unificada do campeonato de júnior e sénior visa, acima de tudo, conferir maior competitiv­idade as equipas da província do Namibe e relançar, deste modo, o futebol na região.

Localizada na zona litoral Sul do país, a província do Namibe, que conta com uma extensão territoria­l de 57.091 km², tem como sede capital a cidade de Moçâmedes.

Além da sua sede, que voltou a ter a designação do tempo colonial após uma directiva do Governo local aprovada em Junho de 2016, a província conta ainda com os municípios da Bibala, Camucuio, Tômbua e do Virei.

Lembre-se que concorrem para o pleito da Federação Angolana de Futebol (FAF) além de Artur de Almeida e Silva, líder da direcção cessante, pela lista B; António Gomes “Tony Estraga” (C), Fernando da Trindade Jordão (A) e José Alberto Macaia (D).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola