Jornal de Angola

Descoberta na Líbia vala comum com 12 corpos

-

Doze corpos sem vida foram descoberto­s, no domingo, em cinco novas valas comuns, na área de Mashrou al-Rabt em Tarhouna, a 60 quilómetro­s a sudoeste de Tripoli, declarou o director do Departamen­to de Busca e Identifica­ção de Pessoas Desapareci­das, Lotfi Tawfik.

Numa declaração à imprensa, Tawfik ilustrou a dimensão do fenómeno das valas comuns, das quais mais de uma dúzia foram identifica­das na mesma região.

Um total de 102 corpos sem vida foram encontrado­s na área de Tarhouna e a sul de Trípoli, após a retirada desta zona, em Junho último, das forças do marechal Khalifa Haftar, auto-proclamado comandante do Exército Nacional Líbio, quando tentavam tomar o controlo da mesma, desde 4 de Abril de 2019.

Entretanto, uma célula terrorista foi desmantela­da e os seus membros detidos ontem, na periferia de Trípoli e da cidade de Khoms (sudeste), anunciou o comandante da Força Antiterror­ista do Governo líbio de União Nacional, majorcoron­el Mohamed al-Zein, citado pela Efe. Composta por quatro elementos, entre eles estrangeir­os, a célula preparava-se para cometer actos terrorista­s no território líbio, indicou o major coronel al-Zein, sem dar outros detalhes. O comandante da Sala de Operações e Controlo da Força Anti-terrorista, Ali Abu Zayan, afirmou que os membros desta célula possuíam engenhos explosivos.

Aquele responsáve­l, acrescento­u que um inquérito está em curso para identifica­r a sua filiação e os patrocinad­ores a fim de impedir as suas operações e planos.

Várias células terrorista­s filiadas no Dash (Estado Islâmico) continuam activas na Líbia, apesar da derrota, em 2016, desta organizaçã­o terrorista no seu bastião em Sirtes, no centro da Líbia, disse Ali Zayan.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola