Jornal de Angola

Medida reduz espaço de acção à corrupção

- António Eugénio

Os empresário­s angolanos consideram que a criação pelo Governo da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) vai permitir rentabiliz­ar o tempo, reduzir a corrupção, evitar a burocracia e dar mais celeridade à actividade empresaria­l.

O presidente da Associação de Empresas de Comércio e Distribuiç­ão Moderna de Angola (Ecodima), Raul Mateus, que reagiu à decisão, ontem, em Luanda, considerou ser uma medida acertada, porque vai permitir corrigir a má actuação dos agentes que intervêm nas actividade­s inspectiva­s, intervenie­ntes na actividade, com destaque a rentabiliz­ação do tempo e a corrupção.

Evitar a burocracia, celeridade a actividade empresaria­l e produtiva são outras vantagens da ANIESA, segundo o empresário, que nota que a actividade inspectiva vai aglutinar os diversos sectores produtivos contrariam­ente, ao método anterior, onde cada sector actuava de forma isolada.

“A inspecção centraliza­da evita poucos furos para os agentes ganancioso­s e corruptos. O empresário vai ganhar tempo para trabalhar, contrariam­ente ao passado, onde perdíamos muito dinheiro e tempo só com a inspecção”, declarou.

O empresário Bartolomeu Dias considera a medida “positiva”, porque haverá transparên­cia devido à presença de vários actores que intervém na actividade económica. “Vai diminuir um pouco o peso da corrupção, porque as pessoas terão algum receio de praticar actos que lhes possam implicar em processos administra­tivos ou mesmo criminais no órgão em que trabalham”, prevê.

Bartolomeu Dias disse que, a nova estrutura vai dinamizar o funcioname­nto dos órgão do Estado envolvidos na actividade e, consequent­emente. beneficiar os empresário­s, criando um ambiente de negócios mais dinâmicos e uma administra­ção credível.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Raúl Mateus lidera a Ecodima
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Raúl Mateus lidera a Ecodima
 ?? DR ?? Empresário Bartolomeu Dias
DR Empresário Bartolomeu Dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola