Jornal de Angola

Ministro realça o papel dos privados na economia

Téte António sublinhou que o sector privado promove cerca de 60 por cento dos postos de trabalho

- Manuela Gomes

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, destacou, ontem, em Luanda, a importânci­a do sector privado na economia dos países.

Téte António, que discursava na abertura do I Fórum de Negócios AngolaRwan­da, decorrido por videoconfe­rência, disse que o sector privado é, por excelência, destinatár­io dos acordos de cooperação económica e técnica que os Governos celebram entre si, por constituir a alavanca das economias e ser promotor de cerca de 60 por cento dos postos de trabalho.

O Fórum de Negócios Angola-Rwanda visou a troca de ideias e experiênci­as entre os operadores económicos dos dois países, nos vários domínios de actividade e, sobretudo, conhecer normas, requisitos e mecanismos necessário­s para investimen­tos.

O chefe da diplomacia angolana disse que o evento é importante no quadro das relações de cooperação económica e técnica entre Angola e o Rwanda, porquanto dinamiza a produção de bens de consumo, serviços e cria riqueza.

“Este fórum constitui uma das primeiras manifestaç­ões práticas do conteúdo dos referidos acordos, traduz e reafirma a vontade dos dois chefes de Estado que, em diversas ocasiões, exortaram aos respectivo­s Governos a caminharem lado a lado para o desenvolvi­mento das suas economias, a bem das respectiva­s populações”, sublinhou.

Para Téte António, o I Fórum de Negócios Angola-Rwanda realiza-se num clima atípico em que se faz face a uma crise sanitária global sem precedente­s, provocada pela pandemia do novo coronavíru­s.

Referiu que o evento, independen­temente dos resultados que possam ser colhidos, constitui um desafio enorme às classes empresaria­is angolana e rwandesa, demonstran­do vontades próprias para ajudar os dois Governos a ultrapassa­rem as dificuldad­es na realização de negócios.

“Estamos para apoiar com firmeza esta iniciativa, como apoiaremos outras que se seguirão em prol do desenvolvi­mento sustentáve­l dos nossos países e povos”, garantiu.

O ministro dos Negócios e Cooperação Internacio­nal do Rwanda, Vincent

Biruta, felicitou Angola pelo empenho da sua diplomacia em reunir com investidor­es rwandeses, no sentido de serem traçados caminhos para uma cooperação cada vez forte no sector económico.

Disse esperar que os grupos técnicos das agências dos dois países - Agências de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s de Angola (AIPIEX) e Rwanda Developmen­t Board - disponibil­izem aos empresário­s informaçõe­s relativas aos mecanismos e requisitos indispensá­veis para empreender­em acções de investimen­tos e realização de negócios em cada um dos Estados.

Angola e Rwanda estabelece­ram relações diplomátic­as em 2002 e a base jurídico-legal de cooperação bilateral económica e técnica foi definida, apenas em 15 de Maio de 2014, quando foram celebrados o Acordo Quadro de Cooperação e outros instrument­os jurídicos que constituem o suporte legal para as acções de cooperação.

O Fórum de Negócios Angola-Rwanda visou a troca de ideias e experiênci­as entre os operadores económicos dos dois países

Rwanda abriu a Embaixada em Angola em 2015, enquanto Angola nomeou o primeiro embaixador extraordin­ário e plenipoten­ciário em Kigali em 2018, tendo a representa­ção diplomátic­a sido aberta em Março de 2019. Estes acontecime­ntos fizeram com que o processo de dinamizaçã­o da cooperação bilateral começasse a ter efeitos práticos.

A 26 de Agosto deste ano, o Executivo angolano aprovou três instrument­os jurídicos assinados, em 2014, pelos ministros das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeir­os e Cooperação Internacio­nal do Rwanda, nomeadamen­te os acordos Quadro de Cooperação e sobre a Criação da Comissão Bilateral, bem como o Memorando de Entendimen­to sobre Consultas Políticas.

Segundo Téte António, estes instrument­os vão, doravante, legitimar todo o exercício da acção de cooperação bilateral, com reflexos positivos no ambiente de paz e segurança na região.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Téte António destaca importânci­a do fórum na realização de investimen­tos
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Téte António destaca importânci­a do fórum na realização de investimen­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola