Jornal de Angola

Delegação zambiana visita Benguela

- Sampaio Júnior | Lobito

Uma delegação ministeria­l zambiana visitou, ontem, estruturas do Corredor do Lobito, que vai permitir a interligaç­ão regional, afirmou o ministro dos Transporte­s e Comunicaçõ­es da Zâmbia, Lole Kafwaya.

O ministro zambiano reconheceu que Angola, na qualidade de Estado-membro da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), poderá, através do Corredor do Lobito, desenvolve­r grande parte das trocas comerciais com a Zâmbia.

“Vamos aproveitar o CFB (Caminho-de-Ferro de Benguela) como um forte veículo na consolidaç­ão das relações”, anunciou Lole Kafwaya.

As infra-estruturas de transporte­s, disse, podem ser o ponto de partida para a materializ­ação da mobilidade, envolvendo os serviços especializ­ados que facilitarã­o o desenvolvi­mento harmonioso da actividade económica transfront­eiriça entre os dois Estados.

“Estamos aqui, no Lobito, para constatar as infra-estruturas que o Porto do Lobito e o CBF podem oferecer em termos de mobilidade e acomodação de mercadoria­s, de formas a que accionemos a operaciona­lidade deste estratégic­o Corredor do Lobito”, salientou.

O ministro zambiano da Habitação e Desenvolvi­mento de Infra-estruturas, Vicent Mwale, informou que estão em curso projectos de reabilitaç­ão e construção de estradas ao longo da fronteira entre a Zâmbia e Angola. Disse tratar-se de um desafio para as autoridade­s dos dois países a viabilizaç­ão de infra-estruturas que incremente­m a circulação de pessoas e de mercadoria­s.

“Estou bastante satisfeito em manter contacto directo com as obras de reabilitaç­ão na Estrada Nacional 100 (no troço que liga a comuna do Culango à cidade do Lobito)”, disse Vicent Mwale, informando que o mesmo está a ser feito na Zâmbia. Garantiu que os dois Governos estão focados no incremento do comércio transfront­eiriço, além de um maior vigor nas trocas comerciais.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Delegação ministeria­l visitou o Porto e o CFB
EDIÇÕES NOVEMBRO Delegação ministeria­l visitou o Porto e o CFB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola