Jornal de Angola

Crédito ascende a 687 mil milhões de kwanzas

-

O crédito concedido a clientes pelo Banco Angolano de Investimen­tos (BAI), só em 2019, totalizou 687 mil milhões de kwanzas, bem acima dos 556 mil milhões de 2018 e 458 mil milhões de 2017. De acordo com o Relatório de Impacto Económico e Social, lançado esta semana, em Luanda, o banco pagou, em impostos, entre 2005 e 2019, um valor de 35 mil milhões de kwanzas.

Também registou um forte envolvimen­to social, tendo investido, de 2014 a 2019, cerca de 2,3 mil milhões de kwanzas em acções de responsabi­lidade social, apostando em diversos projectos que visam a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvi­mento das comunidade­s. Desta forma, o banco criou e apoiou programas nos domínios da educação, saúde e bem-estar social, arte e desporto, áreas que elegeu como prioritári­as.

Com uma carteira de 1,15 milhão de clientes e 274 pontos de atendiment­o nas 18 províncias do país, o BAI financiou, em 2018, projectos de impacto económico, casos da Biocom (41,2 mil milhões), Pérola do Kikuxi (5,6 mil milhões) e Fazenda Girassol (517 milhões).

Formação de quadros

O BAI financia, em mais de 900 milhões de kwanzas a aplicar ao longo dos próximos oito anos, um programa de bolsas de estudo do Instituto Superior de Administra­ção e Finanças (ISAF) e Academia BAI, destinado a estudantes de todo o país.

Segundo o relatório de impacto apresentad­o esta semana, as outras actividade­s de destaque foram o programa de mecenato cultural BAI Arte, que ao longo dos últimos 23 anos tem patrocinad­o várias disciplina­s artísticas, e o apadrinham­ento da Aldeia Osivambi, na província do Cunene, com o apoio à construção de uma escola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola