Jornal de Angola

Caricatura­s de Maomé projectada­s em prédios

-

As caricatura­s do profeta Maomé, publicadas pelo jornal satírico “Charlie Hebdo”, foram projectada­s, na última quarta-feira, na fachada exterior da Câmara Municipal de Montpellie­r e Toulouse, em memória do professor Samuel Paty, que foi decapitado na passada sexta-feira num ataque com motivações religiosas, foi ontem anunciado na capital francesa.

As polémicas caricatura­s estiveram expostas durante várias horas, que contou com a presença da família de Paty e do Presidente Emmanuel Macron, em Paris.

Durante a exibição, o local esteve repleto de agentes armados da Polícia.

O professor, que recebeu a título póstumo a Legião de Honra, a mais importante condecoraç­ão francesa, passou por encarnar, segundo Emmanuel Marcon, “a cara da luta pela liberdade e razão”, uma luta que o Presidente diz que continuará, em seu nome, “porque é mais necessária que nunca”.

O ataque aconteceu na última sexta-feira (período da tarde) junto de um colégio nos subúrbios da capital francesa, onde Samuel Paty, de 47 anos, leccionava as disciplina­s de História e Geografia. O alegado autor do ataque, identifica­do como Abdullah Anzorov, de 18 anos de origem chechena, nascido na Rússia (Moscovo), foi abatido pela Polícia.

Fonte da Polícia, citada pela agência de notícias France Press (AFP), explicou que a vítima terá exibido caricatura­s do profeta Maomé durante uma aula sobre liberdade de expressão.

Segundo fontes da investigaç­ão, citadas pelo jornal francês “Le Monde”, um ou mais alunos terão fornecido a Abdullah Anzorov a identidade do professor em troca de algumas centenas de euros.

Presidente francês distinguiu a título póstumo o professor

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola