Jornal de Angola

Barcelona e Real protagoniz­am primeiro “El Clássico” da época

Equipas estão fora dos primeiros lugares do campeonato espanhol mas o facto está longe de abalar a importânci­a do jogo desta tarde

- João Carmo

“El Clássico” é esta tarde! Barcelona e Real Madrid protagoniz­am, no estádio Camp Nou (sem público nas bancadas, devido às medidas contra a propagação do novo coronavíru­s), a partida mais esperada do campeonato espanhol. Ambas as formações entram para o encontro em situação diferente das últimas épocas, pois, além de parecerem não estar na forma adequada, nem uma e nem outra lidera o campeonato, posição ocupada pela Real Sociedad, com 11 pontos.

Para o campeonato espanhol, o Barcelona realizou apenas quatro partidas. Soma sete pontos e está em nono na classifica­ção. Vem de um resultado negativo, diante do Getafe (1-0), mas, em seguida, a meio da semana, arregaçou as mangas e goleou o Ferencvaro­s, para a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Já o Real (com dez pontos, em cinco partidas), ocupa a terceira posição, mas pode chegar à partida desta tarde desmoraliz­ado, depois das derrotas para o Cádiz (1-0), para a La Liga, e na recepção ao Shakhtar Donetsk (2-3), na “Champeons”.

Ronald Koeman, técnico que assumiu este ano a equipa da Catalunha, não deve contar com o guardarede­s alemão Marc-Andre Ter Stegen, a recuperar de uma lesão, sendo que, provavelme­nte, o brasileiro Neto, volte a ser o eleito para a baliza. Contudo, o timoneiro holandês sente-se aliviado por poder contar com o lateral-esquerdo espanhol Jordi Alba, que voltou a treinar com os companheir­os durante a semana.

Nos Merengues, a principal dúvida de Zinedine Zidane é a disponibil­idade de Sergio Ramos. O central espanhol sofreu uma pancada no joelho esquerdo, na derrota para o Cádiz, e ficou fora da partida de quartafeir­a, com o Shakhtar. Eder

Militão e o Raphael Varane podem voltar a formar a dupla de centrais.

História do El Clássico

O desfio entre os maiores rivais de Espanha acontece desde 1916, numa meiafinal da Taça do Rei, em que os Catalães venceram, por 1-0. No cômputo de partidas oficiais, Barça e Real contam cada 96 vitórias e 52 empates, totalizand­o 244 desafios. Para o campeonato espanhol, os “Blancos” têm um triunfo de vantagem (73 contra 72 dos Catalães) e 35 empates.

O maior artilheiro do “El Clássico” é Lionel Messi, com 26 golos (18 na La Liga, 6 (Supertaças da Espanha e 2 na Champions League). O argentino, maior ídolo do clube, disputou 43 clássicos até ao momento. Em seguida, vêm dois jogadores da equipa adversária, empatados com 18 tentos: Cristiano Ronaldo (jogou entre 2009-2018), e Alfredo Di Stéfano (entre 1953-1964).

 ?? DR ?? Partida entre os dois maiores clubes espanhóis capitaliza a atenção dos adeptos do futebol
DR Partida entre os dois maiores clubes espanhóis capitaliza a atenção dos adeptos do futebol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola