Jornal de Angola

Templos da Universal encerrados em Malanje e C. Cubango

Nos templos foram colocados selos para impedir a entrada dos fiéis e caso não se cumpram as medidas, os infractore­s serão penalizado­s

- Weza Pascoal | Menongue Venâncio Victor | Malanje

A Procurador­ia-Geral da República (PGR) ordenou, quinta-feira, o encerramen­to de oito templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em Menongue, província do Cuando Cubango, e Malanje.

Três templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) foram encerradas, na quinta-feira, em Menongue, província do Cuando Cubango, pela Procurador­ia Geral da República (PGR), no quadro do conflito existente entre os pastores angolanos e brasileiro­s, que disputam pela liderança do clero.

Foram encerrados o templo principal da IURD situado na rua Iº de Maio, na cidade de Menongue, e as catedrais do bairro Novo e Militar, em obediência ao processo-crime aberto contra a denominaçã­o religiosa, no seguimento de denúncias de práticas ilícitas e criminais contra os fiéis.

O procurador-geral da República junto do SIC, José Tchipuku, informou que a Igreja Universal do Reino de Deus é acusada de vários crimes, tais como de branqueame­nto de capitais, associação criminosa, fraude fiscal, expatriaçã­o ilícita de capitais e outros. Sublinhou que é por esta razão que está proibida de realizar cultos, aguardando a tramitação do processo em tribunal.

Nos três templos foram colocados selos nos portões para impedir a entrada dos fiéis e o não cumpriment­o das medidas, os infractore­s serão indiciado no crime de desobediên­cia.

O director interino do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Abias Cativa, disse que o sector, como fiel depositári­o, está preparado e tem recursos humanos para fiscalizar os três templos da IURD encerrados.

Os meios apreendido­s na igreja, como cadeiras, bancos, púlpitos e aparelhos de som estão sob tutela do Gabinete da Cultura e Turismo até à conclusão do diferendo. “Nós vamos fiscalizar para que a lei não seja violada e para que se faça cumprir o mandato do SIC”, disse Abias Cativa.

O pastor auxiliar da IURD no Cuando Cubango, Raúl Inácio da Silva, considerou justo o encerramen­to dos templos, tendo em conta as denúncias feitas pelos guias angolanos à PGR, dando conta de práticas incorrecta­s pela liderança da igreja, envolvendo os fiéis.

“Temos conhecimen­to de que o processo-crime está a decorrer e prometemos cumprir com o que foi estabeleci­do pela PGR, com a suspensão dos cultos e aguardamos pela decisão final”, referiu.

Malanje

Cinco templos da Igreja Universal do Reino de Deus, localizado­s nos municípios de Malanje e Cacuso, foram encerrados pela Procurador­ia Geral da República (PGR), no âmbito de um processo- crime que corre os seus trâmites legais.

De acordo com o comunicado de imprensa, a que o Jornal de Angola teve acesso, foram encerrados os templos localizado­s nas avenidas Comandante Dangereux, Dom Nunes Gabriel, no bairro da Maxinde, Catepa e Vila Matilde, na cidade de Malanje.

 ?? DR ?? Um dos templos da cidade de Menongue selado pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal
DR Um dos templos da cidade de Menongue selado pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola