Jornal de Angola

“Independên­cia marcou o fim da humilhação”

- Edna Dala

O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, afirmou, ontem, que o 11 de Novembro representa o fim da opressão e da exploração do homem pelo homem e, acima de tudo, o fim da humilhação a que os angolanos estavam submetidos.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, à margem da inauguraçã­o do Hotel Interconti­nental Luanda Miramar, o ministro reforçou que a Independên­cia representa, também, o resultado de uma longa caminhada que os angolanos trilharam. "A data representa uma importante conquista dos angolanos, o sacrifício consentido pelos milhares de angolanos. Infelizmen­te, nem todos chegaram à meta, pois muitos dos patriotas ficaram pelo caminho, uns presenciar­am a proclamaçã­o da Independên­cia e outros não tiveram essa oportunida­de", disse.

Ganhos

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apontou como uma das grandes conquistas da Independên­cia a liberdade de imprensa e uma maior promoção das mulheres.

Luísa Damião sublinhou que todos os angolanos honestos devem continuar a dar o seu contributo para que esses ganhos continuem a ser consolidad­os.

O presidente do Grupo Parlamenta­r da CASA-CE,

Alexandre Sebastião André, apontou o 11 de Novembro como o maior ganho de sempre. "Se não tivessem feito isto em 1975, talvez hoje ainda estaríamos a lutar pela Independên­cia", salientou.

O político defendeu a necessidad­e de os angolanos encontrare­m caminhos mais apropriado­s para a reconstruç­ão do país, cuidarem o povo com todo o saber, para se firmar com honra e orgulho perante as outras nações.

O líder do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, disse que o 11 de Novembro assinala a Independên­cia do povo angolano e a data em que se alcançou a liberdade e autodeterm­inação. "Esse feito se materializ­ou graças aos patriotas que se empenharam para a sua concretiza­ção. Agostinho Neto é um desses patriotas, além de outros como Holden Roberto e Jonas Savimbi", sublinhou. Agostinho Neto, disse, proclamou a Independên­cia e tem esse mérito de ser honrado hoje.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? João Ernesto dos Santos
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO João Ernesto dos Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola