Jornal de Angola

Mais de mil pedidos de crédito registados

Desembolso­s já concretiza­dos estimados em Akz 734 milhões, tendo 35 novas candidatur­as merecido financiame­nto

- Ana Paulo

Mais de mil pedidos de créditos foram registados, nos últimos sete dias, no âmbito das Medidas do Alívio Económico, situando as solicitaçõ­es ao equivalent­e a 734 milhões de kwanzas.

Os números foram avançados, na última terça-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado, Mário Caetano João, quando procedia ao habitual balanço bissemanal, do Ministério da Economia e Planeament­o (MEP).

De acordo com o secretário de Estado para a Economia, na semana finda, dos pedidos, foram financiado­s 35 candidatur­as em três sectores de actividade. As solicitaçõ­es foram estimadas no valor de 126,9 milhões de kwanzas, nas áreas de Produtos e Serviços da Cadeia do Agronegóci­o , com 56,4 milhões de kwanzas; Logística e Distribuiç­ão de Produtos Agro-alimentare­s e Pescas, com 41,9 milhões e Processame­nto Alimentar, com 28,5 milhões.

“O stock de financiame­nto, desde o início da operaciona­lização da linha situa-se em 369 milhões de kwanzas”, destacou.

Mário Caetano João fez saber, por um lado, que no âmbito do acesso ao crédito, foram registados, na semana em balanço, 28 novos pedidos, tendo totalizado, até hoje, 5.326 pedidos. destes, 2.869 reuniram os requisitos e encontram-se activos na base de dados.

Dos projectos activos, destacou o secretário de Estado para a Economia, cerca de

1.182 estão na fase de constituiç­ão do dossier de crédito, representa­ndo 41 por cento dos projectos activos.

Do total de pedidos de apoio ao crédito, 130 transitara­m para a fase de negociação, com a intenção de produção de bens como milho (38), mandioca (32), feijão (29), tomate (12) e batata rena (19).

Os promotores, destas iniciativa­s, estão distribuíd­os entre as províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cuanza-Norte e Cunene.

Mário Caetano João lembrou ainda que se encontram na banca 276 projectos por aprovar e 242 por desembolsa­r, nos sectores do Comércio (98), Agricultur­a (87), Indústria Transforma­dora (41), Pescas Marítima (6), Pesca Continenta­l (3), Pecuária (7) e Aquicultur­a (1).

Projectos

Relativame­nte aos projectos aprovados, durante o período em análise, foram registados mais sete programas, totalizand­o já 423 projectos aprovados.

Da carteira de projectos aprovados nas instituiçõ­es financeira­s bancárias e que aguardam desembolso, outros sete viram serem feitos os respectivo­s desembolso­s.

No cômputo geral, os instrument­os e produtos financeiro­s ao dispor do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI), desde 2019, já financiara­m um total de 182 projectos, nomeadamen­te, Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola, com 149,2 mil milhões de kwanzas e 57 projectos desembolsa­dos, sendo mais três do que na semana transacta; as Medidas de Alívio Económico, com 14,5 mil milhões, de 119 projectos desembolsa­dos, sendo mais quatro do que na semana anterior. O Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) apresenta-se com 6,8 mil milhões de kwanzas, de três projectos e nenhum novo desembolso. Já os Outros Instrument­os e Produtos Financeiro­s da Banca Comercial avaliados em cerca de 574 milhões de kwanzas, de três projectos e nenhum novo desembolso.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, apresentou o balanço semanal
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, apresentou o balanço semanal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola