Jornal de Angola

Exército federal ocupa o aeroporto de Tigray

-

O Exército da Etiópia tomou, na terça-feira, um aeroporto na região de Tigray, numa ofensiva contra líderes locais que desafiam a autoridade do Primeiro- Ministro Abiy Ahmed, revelou a BBC ,citando a imprensa local, numa altura em que a União Africana (UA) pede o cessar-fogo na região.

A emissora estatal EBC referiu a tomada do aeroporto, num conflito que já regista centenas de mortes e em relação ao qual alguns temem que se possa converter numa guerra civil, dada a profundida­de das hostilidad­es entre os tigrínios e o Governo de Abiy Ahmed, que pertence ao grupo étnico maioritári­o Oromo.

Várias forças de Tigray renderam-se durante a tomada do aeroporto da cidade de Humera, próxima da fronteira com Sudão e a Eritreia. Além disso, os militares tomaram o controlo de uma rodovia que liga a cidade com a fronteira sudanesa.

O Primeiro-Ministro Abiy Ahmad, Prémio Nobel da Paz em 2019, ordenou ataques aéreos e enviou tropas para Tigray na semana passada, após acusar a TPLF de atacar uma base militar. Os tigrínios dizem que o Governo de Abiy os oprime e discrimina, e agiu de forma autocrátic­a ao cancelar uma eleição nacional.

Os desentendi­mentos entre o Primeiro-Ministro Etiope e a FPLT, datam de há algum tempo, quando o grupo separatist­a começou a acusar o governante etíope, eleito em 2018, de querer reduzir a sua influência na capital, afastando-os do Governo e multiplica­ndo a corrupção.

Também não concordam com o acordo de paz assinado com a Eritreia, três meses depois de Aby Amey ter chegado ao poder, valendo-lhe o Prémio Nobel da Paz, em 2019.

Acrescenta­do a isso, é o facto de Tigray ter desafiado o poder central, organizand­o eleições, apesar a proibição decretada por Addis Abeba, por causa da Covid-19.

A Constituiç­ão etíope concede uma larga autonomia às regiões, incluindo a possibilid­ade de secessão. Os tigrinos representa­m seis por cento da população etíope, mas a sua região é a mais militariza­da do país, ocupando um importantí­ssimo lugar no comando das Forças Armadas.

 ?? DR ?? Forças de defesa etíope ganham terreno na região em conflito
DR Forças de defesa etíope ganham terreno na região em conflito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola