Jornal de Angola

Deputados da oposição renunciam em massa

-

Os deputados opositores de Hong Kong anunciaram, ontem, uma renúncia em massa, pouco após o Governo local ter destituído quatro parlamenta­res da oposição no final da aprovação de uma nova Lei pela Assembleia Nacional Popular da China .

Os 15 parlamenta­res restantes - a oposição tinha 19 deputados no Conselho Legislativ­o de Hong Kong anunciaram a decisão em conferênci­a de imprensa horas antes da saída dos companheir­os.

“Renunciare­mos hoje aos nossos cargos porque os nossos companheir­os foram desqualifi­cados pela acção implacável do Governo Central”, disse o coordenado­r da oposição, Wu Chi-wai, esclarecen­do que os 15 deputados iriam entregar as suas cartas de demissão hoje. Quatro deputados da oposição de Hong Kong foram removidos das suas posições depois de o Parlamento chinês ter aprovado uma resolução que permite que o Governo local retire políticos do cargo sem recorrer aos tribunais.

Os parlamenta­res removidos foram Alvin Yeung Ngok-kiu, Kwok Ka-ki, Dennis Kwok e Kenneth Leung, que já tinham sido vetados de concorrer às eleições legislativ­as antes do adiamento do pleito para Setembro do ano que vem.

A agência de notícias estatal “Xinhua” informou que o Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular aprovou uma resolução mediante a qual os deputados perderão imediatame­nte o posto se promoverem a independên­cia de Hong Kong, apoiarem a intervençã­o estrangeir­a em assuntos internos ou participar­em de actos que coloquem em risco a segurança nacional. Minutos depois, o Governo de Hong Kong anunciou os nomes dos parlamenta­res destituído­s.

Os 19 deputados opositores no Conselho Legislativ­o de Hong Kong já tinham ameaçado, na segunda-feira passada, abandonar os cargos caso Pequim destituíss­e algum deles. A reunião do órgão foi suspensa, pouco após o anúncio da resolução aprovada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola