Jornal de Angola

Patologias associadas e cirurgias

-

Enquadrado

no programa “Fertilidad­e Responsáve­l”, que abrange a pesquisa sobre malformaçã­o congénita e patologias associadas à gravidez, entre outras, aproximada­mente 17 mulheres, com idades compreendi­das entre 26 e 44 anos de idade, foram operadas no Hospital Materno-Infantil da Lunda-Norte, até o passado mês de Outubro.

O médico especialis­ta em ginecologi­a-obstetríci­a, Joaquim Delgado, que lidera a equipa de técnicos do “Fertilidad­e Responsáve­l”, explicou que o trabalho de sensibiliz­ação resultou no aumento de pacientes em busca de apoio médico.

O especialis­ta de nacionalid­ade cubana, que falava à margem da recente visita do governador Ernesto Muangala àquela unidade pública de saúde, referiu que o serviço de saúde reprodutiv­a, consultou, até agora, mais de 320 pacientes.

Em termos gerais, segundo precisou, os pacientes são maioritari­amente do sexo feminino e as causas da infertilid­ade têm essencialm­ente a ver com a presença de miomas no organismo.

“A dificuldad­e do tratamento desta patologia está na complexida­de da cirurgia, pois a preservaçã­o do útero afigura-se como factor determinan­te”, disse.

Joaquim Delgado realçou que que as cirurgias de miomectomi­a visam proporcion­ar melhor qualidade de vida às mulheres e, por conseguint­e, ajudar as mulheres a gerar filhos. Informou que o hospital também atende homens com problemas de infertilid­ade.

“Modéstia à parte, temos realizado cirurgias de alto nível em termos de saúde pública”, afirmou Joaquim Delgado, salientand­o que as 17 cirurgias realizadas em mulheres foram movidas por uma alto sentido de profission­alismo da equipa médica.

Equipament­os de alta tecnologia

Localizado no bairro Samacaca, Distrito Urbano do Mussungue, o Hospital MaternoInf­antil da Lunda-Norte está apetrechad­o com equipament­os de alta tecnologia indispensá­veis para o êxito da cirurgia miomectomi­a.

Tratando-se de uma cirurgia com alto grau de complexida­de, o médico Joaquim Delgado explica que, só depois de um ano, é que se começa a avaliar os resultados.

“Durante o período póscirúrgi­co, as pacientes são submetidas a tratamento­s hormonais para restabelec­er as células destruídas pelos miomas. A cicatrizaç­ão é semelhante à que ocorre num parto por cesariana”, disse Joaquim Delgado, cujo compromiss­o com o trabalho e sentido de profission­alismo lhe tem valido a simpatia e o respeito das pacientes.

 ??  ?? Joaquim Delgado, médico especialis­ta em ginecologi­a-obstetríci­a, lidera a equipa
Joaquim Delgado, médico especialis­ta em ginecologi­a-obstetríci­a, lidera a equipa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola