Jornal de Angola

Feira do Livro promove literatura infanto-juvenil

- Manuel Albano

Depois de ter realizado com sucesso o Festival de Literatura, no Shopping Xyami do Nova Vida, em Luanda, a Editora das Letras, promotora da iniciativa, já tem programada a segunda edição para o mês de Fevereiro de 2021, no Shopping Kilamba, na capital do país.

Tendo em conta as fortes possibilid­ades do regresso às aulas do ensino de base do primeiro ciclo no próximo ano, a editora já trabalha para a realização da “Feira do Livro Académico”, de acordo com declaraçõe­s prestadas, ontem, em Luanda, pela porta-voz da Editora das Letras.

Por ser uma editora académica, segundo a fonte, a ideia é aproveitar a recente experiênci­a em tempos da pandemia, para dar continuida­de ao programa com o regresso às aulas, onde a temática central será a promoção e maior divulgação dos manuais escolares e livros académicos dos autores nacionais.

Embora reconheça o imediatism­o dos eventos musicais, contrariam­ente às outras manifestaç­ões artísticas e culturais, com particular destaque para a literatura, admitiu que inicialmen­te a organizaçã­o teve algum cepticismo quanto a adesão do público. “Ficamos felizes por saber que houve a participaç­ão de milhares de pessoas de forma presencial durante os dois dias de actividade­s que ultrapasso­u às expectativ­as”.

Para quem quiser propor-se para a realização de eventos culturais, a fonte disse que a criativida­de deve ser um factor determinan­te para captar a atenção pública numa altura de dificuldad­es e apertos financeiro­s, devido aos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19.

Recordou que a importânci­a de se dar maior visibilida­de e promoção aos livros produzidas por escritores angolanos foi o principal enfoque da primeira edição do Festival de Literatura, que acontece no último fim-desemana, no Shopping Xyami do Nova Vida.

Durante o evento, destacou, foram respeitada­s todas as medidas de biossegura­nça, para se evitar a disseminaç­ão da Covid-19, que tem causado inúmeras mortes em todo o mundo. Os dois dias de feira, adiantou, foram divididas por grupos de literatura infantil, livros de apoio escolar e manuais escolares, realização de mesas-redondas, histórias

infantis e exposição.

Poesia e diversão

Quem procurou ter um fimde-semana diferente em família e optou por ir ao Festival de Literatura teve momentos de muita emoção e diversão. Os mais curiosos queriam saber o que se passava logo a entrada do Shopping Xyami. A movimentaç­ão e o cenário contrariav­am a rotina normal do espaço comercial que foi “invadido” pela literatura angolana e os seus autores.

Muitos aproveitar­am para desanuviar e espairecer, desfrutand­o de todos os bons momentos registados no local. Segundo a fonte, a curiosidad­e e inocência das crianças tornou a interacção com os escritores muito mais fácil. Na sua forma extroverti­da, comunicati­va e impactante de se apresentar em público, disse, a escritora e multifacet­ada Kanguimbo Ananás tem feito toda a diferença nos eventos em que participa. “Ela foi uma das atracções do Festival. Cantou, dançou, pulou, declamou e contou várias historinha­s infantis às crianças.”

A “festa da literatura” teve outros momentos não menos envolvente­s como a animação de palhaços, o cantinho de leitura, venda de livros e sessão de autógrafos.

 ?? DR ?? Promoção de livros e autores nacionais foi um dos motes da primeira experiênci­a da iniciativa
DR Promoção de livros e autores nacionais foi um dos motes da primeira experiênci­a da iniciativa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola