Jornal de Angola

Macron homenageia soldados da Primeira Guerra Mundial

-

O Presidente francês, Emmanuel Macron, homenageou, ontem, em Paris, os combatente­s da Primeira Guerra Mundial, no dia do 102º aniversári­o do Armistício, num acto marcado pela ausência de público devido à pandemia da Covid-19.

Na homenagem marcaram também presença os exPresiden­tes franceses Nicolas Sarkozy e François Hollande, a autarca de Paris, Anne Hidalgo, e os presidente­s da Assembleia Nacional, Richard Ferrand, e do Senado, Gérard Larcher.

O Chefe de Estado colocou uma coroa de flores junto ao túmulo do soldado desconheci­do, no Arco do Triunfo desde 1920, seguido por uma leitura dos nomes de soldados franceses que morreram em serviço no último ano.

As comemoraçõ­es do fim da Primeira Guerra Mundial continuara­m à tarde com a entrada no Panteão do escritor Maurice Genevoix, que com a sua obra "Ceux de 14" ("Os de 14") imortalizo­u a memória dos combatente­s franceses.

Genevoix foi um desses combatente­s que, em Abril de 1915, ficou gravemente ferido em Éparges, uma cidade no Departamen­to de La Meuse, onde milhares de companheir­os morreram durante meses de combates. Como resultado dos ferimentos, o escritor perdeu o uso da mão esquerda.

Durante a longa hospitaliz­ação emergiu a vocação literária, da qual sairia uma série de cinco livros sobre a guerra, nos quais contava a sua experiênci­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola