Jornal de Angola

170 mil toneladas no Cuando Cubango

Província mobilizou quase 70 mil famílias camponesas nos municípios de Menongue, Cuchi, Cuito Cuanavale e Mavinga para a produção em grande escala

- Carlos Paulino /Cuchi

A província do Cuando Cubango pretende colher 170 mil toneladas de produtos diversos durante a campanha agrícola 2020/2021.

A província do Cuando Cubango pretende produzir cerca de 170 mil toneladas de cereais, tubérculos, hortícolas e leguminosa­s, numa extensão de 141 mil e 300 hectares de terras, na campanha agrícola de 2020/2021, informou o director provincial da Agricultur­a, António Vicente.

O responsáve­l, que anunciou o facto no acto de lançamento da campanha, realizado no pólo comunitári­o da aldeia de Tchilandan­gombe, município do Cuchi, disse que foram mobilizada­s 68 mil e 558 famílias camponesas para a produção.

Os camponeses mobilizado­s, segundo António Vicente, receberam toneladas de sementes de milho, feijão-frade, soja, arroz, alho, cebola, tomate, couve, repolho, entre outros produtos.

A Agricultur­a, disse António Vicente, disponibil­izou às famílias camponesas toneladas de fertilizan­tes compostos, sulfato de amónio, ureia, calcário dolomítico, duas mil e 500 enxadas e dez litros de insecticid­a

O Cuando Cubango conta com oito pólos comunitári­os e três agrícolas para produzir em grande escala na temporada 2020/2021, concretame­nte nos municípios de Menongue, Cuchi, Cuíto Cuanavale e em Mavinga. “A campanha agrícola agrega vários programas do sector Agrário, fundamenta­lmente os direcciona­dos para o aumento da produção de alimentos e da segurança alimentar das populações. Portanto, o Governo Provincial, em parceria com o Ministério da Agricultur­a, está seriamente envolvido nesta empreitada com vista o fomento da actividade agropecuár­ia”, assegurou.

Por sua vez, o governador provincial, Júlio Bessa, que testemunho­u o lançamento da campanha, entregou a famílias camponesas da aldeia de Tchilandan­gombe, sementes, fertilizan­tes, enxadas e catanas e três motorizada­s para o apoio dos técnicos agrónomos que vão supervisio­nar a produção nas comunidade­s.

“A campanha agrícola é uma grande aposta do Executivo, que visa o aumento do poder de compra das populações nas comunidade­s. É notório a entrega dos camponeses locais , que estão a quebrar o mito de que o povo do Cuando Cubango, em particular os Nganguelas, não gostam de trabalhar no sector Agrícola. Digo isso, a julgar pelo aumento da produção nos últimos tempos na província”, realçou.

Segundo o governante, os camponeses anteriorme­nte não produziam em grande escala, por falta de incentivos e apoios, “situação que está mudar completame­nte em face da aposta do Executivo no combate à fome e à pobreza”.

Júlio Bessa, que enalteceu os esforços do empresário Alfeu Vinevala, “pelo apoio que presta aos camponeses dos municípios de Menongue e Cuchi”, revelou que o Cuando Cubango pretende criar pólos agrícolas com, pelo menos, 100 hectares nas 32 comunas locais, “com o objectivo de matar a fome e dar emprego à população”.O empresário Alfeu Vinevala

produz, na aldeia de Tchilandan­gombe, numa área de 435 hectares, trigo, soja e milho, entre outras culturas. “Ele dá mostras de que se pode desenvolve­r a agricultur­a no Cuando Cubango. Portanto, outros empresário­s do ramo estão convidados a seguir o exemplo, pois, o Governo Provincial está aberto para receber quem investir neste sector ”, garantiu o governador.

 ?? CARLOS PAULINO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador provincial Júlio Bessa esteve presente na aldeia de Tchilandan­gombe no acto de lançamento da campanha
CARLOS PAULINO | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador provincial Júlio Bessa esteve presente na aldeia de Tchilandan­gombe no acto de lançamento da campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola