Jornal de Angola

Uíge vai construir estações de tratamento de águas residuais

- Valter Gomes | Uíge

Os bairros Candombe Velho, Quilomosso, Siac e Tange, arredores da cidade do Uíge, vão, nos próximos dias, ter estações de recolha e tratamento de águas residuais, lama fecal e resíduos sólidos, anunciou o Governo Provincial.

O projecto de construção das novas estações, enquadrado no Plano Director de Desenvolvi­mento Institucio­nal da Empresa das Águas e Saneamento do Uíge, está a cargo dos consórcios Coba Angola/Portugal e a empresa francesa Artelia , em parceria com o Governo Provincial.

O plano director foi apresentad­o aos membros do

Governo Provincial, por vídeo-conferênci­a pela coordenado­ra do consórcio, Tatiana Freitas, em acto presenciad­o pelo governador do Uíge, José da Rocha.

O projecto, com a duração de dez anos, contempla 13 regedorias e bairros periférico­s do município do Uíge considerad­os mais endémicos, onde não existe rede de esgotos e tem um grau de insalubrid­ade alarmante. Para a primeira fase, já foram identifica­dos quatro pontos principais para a construção das novas estações.

A presidente do Conselho da Administra­ção da Empresa de Águas e Saneamento do Uíge, Emília Fernandes, disse que, depois de terem sido apresentad­os os resultados do projecto aos membros do Governo, aguarda-se a aprovação final para a realização dos trabalhos faseadamen­te, “uma vez que o projecto acarreta o realojamen­to da população residente nas zonas onde serão construída­s as estações”.

O estudo do projecto começou em Janeiro deste ano, e primou-se pela identifica­ção dos bairros de maior densidade populacion­al, que apresentam saneamento básico degradado .

O governador do Uíge defende consulta pública antes da realização dos trabalhos, envolvendo autoridade­s tradiciona­is e organizaçõ­es juvenis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola